Trabalho home office pode ajudar as empresas durante os jogos da seleção na Copa?

Trabalho home office na copa

Flexibilizar o trabalho pode ser uma solução eficaz e produtiva para as empresa

A cada quatro anos o mundo para assistir os jogos da Copa do Mundo. Cidades ganham cores e o futebol vira tema em qualquer mesa, seja, no bar, no escritório ou a de casa. 

Este ano a Copa será na Rússia e apesar do fuso-horário alguns jogos do Brasil acontecerão durante o horário de expediente.

Com boa parte do país ligado nas partidas torcendo pelo hexa, como as empresas podem conciliar os jogos sem comprometer a produtividade?

Bem, a solução pode ser muito mais simples do que você imagina, e foi utilizada por muitas empresas nas últimas semanas devido à greve dos caminhoneiros.

Como a greve interrompeu o fluxo nas estradas brasileiras, muitas organizações adotaram o teletrabalho como uma alternativa para que seus colaboradores pudessem trabalhar sem prejudicar a jornada de trabalho.

Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho, atualmente 12 milhões de brasileiros atuam no modelo home office. A tendência é que esse número cresça nos próximos anos.

Para a advogada Cecília Carvalho do escritório Bobrow Teixeira de Carvalho advogados , esse modelo pode ser uma boa solução. “O futebol é uma paixão brasileira, mas nem todas as empresas possuem espaços disponíveis ou podem parar seus processos. Logo o  Home Office pode ser uma solução eficaz para esses casos”, comenta a advogada.

Vale ressaltar que as organizações não são obrigadas a dispensar os colaboradores durante a Copa. Mas como destaca Cecília, os gestores aproveitaram o evento para criar estratégias de motivação. “Esse é o momento perfeito para mostrar que a empresa se importa com o desejo dos seus funcionários. Por isso as empresas criaram espaços descontraídos, decoraram os departamentos com bandeirinhas e confetes incorporando o clima da festa. Mas a cidade tende a parar durante as partidas e consequentemente isso pode atrapalhar a mobilidade de quem mora longe. Desse modo uma das formas de beneficiar esses colaboradores é oferecer a possibilidade de trabalharem de suas casas”.

Como adotar o home office na sua empresa?

Apesar de algumas empresas adotarem há bastante tempo. O home office é um tema recente no Brasil e apenas em 2017 foram criadas regras para este modelo de trabalho.

Mesmo com a regulamentação, esse assunto ainda gera muitas dúvidas e reproduz visões negativas em relação às rotinas de trabalho.

Engana-se quem pensa que trabalhar home office é trabalhar em casa de pijama, sem muita responsabilidade. Apesar da tradução literal ser trabalho em casa, essa é uma forma genérica de definição, uma vez que o trabalho pode ser realizado em espaços alternativos. Ou seja, quando a pessoa realiza as atividades em cafés, hotéis, espaços coworking, entre outros.

Outro equívoco muito comum está relacionado a trabalhar 100% longe da organização. Trabalhar remoto não significa que o profissional não precisará mais ir até a empresa. Nos modelos mais comuns é estipulado um cronograma de reuniões presenciais que devem acontecer a cada 15 dias. Vale lembrar que algumas empresas adotam o home office em casos específicos como Copa, greves e ponte de feriados.

Mas a pergunta que não quer calar é: como essas empresas administram a jornada de trabalho e a produtividade do colaboradores que trabalham home office?

Bem, um dos principais fatores que permitem com que os colaboradores trabalhem home office é a tecnologia. Isso porque é por meio dela que as empresas conseguem acompanhar o trabalho dos colaboradores. Mesmo daqueles que trabalham fora dos escritórios convencionais.

Atualmente existem diversas ferramentas como: Slack, Trello e Dropbox, que permitem às empresas manterem uma comunicação ativa para acompanhar as estratégias, produtividade e comprometimento das equipes.

Para administrar o horário de trabalho existem sistemas como o PontoTel que permitem os colaboradores registrarem o ponto por aplicativo. Essa ferramente vêm auxiliando empresas no gerenciamento das jornadas dos colaboradores que trabalham utilizam o modelo home office.

 

E aí, gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes e deixe um comentário com a sua opinião.

Por Cheron Moura

botao cadastre - Trabalho home office pode ajudar as empresas durante os jogos da seleção na Copa?

Deixe uma resposta