Conheça o RH ágil, seus princípios, características e benefícios para sua empresa!

imagem de dois homens e três mulheres sentados na frente de um computador conversando

É fato que já vivemos a quinta revolução industrial, por isso, é importante estar sempre por dentro das principais alterações no mundo corporativo e como elas afetam a rotina e a produtividade dentro das empresas.

Nesse sentido, as metodologias ágeis têm se tornado cada vez mais populares dentro das empresas, e o setor de RH, por lidar diretamente com os funcionários, é cada vez mais cobrado para liderar as mudanças internas e gerir as pessoas de forma mais assertiva e inteligente. 

Quer entender melhor como funciona o RH ágil e como ele pode mudar o dia a dia da sua empresa, melhorar a comunicação entre os seus funcionários e oferecer produtos muito mais valorosos para os seus clientes? Acompanhe o nosso artigo! 

Aqui trataremos de tudo que você precisa saber sobre o assunto: 

Mantenha a leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que são metodologias ágeis?

imagem de duas pessoas em pé segurando um tablet

As metodologias ágeis surgiram com o intuito de reduzir o tempo gasto na produção e aumentar a qualidade dos produtos entregues ao cliente, ou seja, melhorar todo o fluxo de produção e negociação através de ciclos curtos de trabalho. 

Essas metodologias consistem em identificar rapidamente os erros nos processos e gerar resultados eficientes com equipes colaborativas, autônomas e multidisciplinares. 

Acima de qualquer coisa, esses métodos prezam pela inovação constante e criação de regras mais flexíveis para a execução de tarefas.

Exemplos de metodologias ágeis:

Alguns exemplos de metodologias ágeis que podem ser facilmente implantadas em qualquer setor são o kanban e as squads

Essas formas de organização estruturam o dia a dia para deixar processos mais limpos e como o próprio nome sugere, mais ágeis.  

O kanban, por exemplo, é uma forma de visualizar as tarefas que devem ser executadas, que já estão em produção e que já foram concluídas. Esse método pode ser aplicado por meio de um software, ou em quadros onde é possível registrar dados à mão.

Com o kanban, as tarefas mudam de coluna à medida que são realizadas, o que torna a visualização dos prazos muito mais ágil, já que se tem um panorama de todas as atividades que estão sendo executadas.   

Já as squads são divisões de colaboradores em equipes multidisciplinares com papéis pré-determinados e líderes de time que os conectam com os demais setores. 

Essa metodologia permite maior fluidez dos projetos e ativa a criatividade, já que os profissionais envolvidos nos projetos pertencem a várias áreas diferentes do conhecimento. 

As squads são totalmente autônomas, podendo decidir entre si a melhor forma de tocar os projetos que tem em mãos, sem precisar de autorização de terceiros, o que torna a execução das atividades muito mais rápida. 

RH ágil: conceito

Um dos setores mais importantes dentro de uma empresa é o RH, já que ele cuida do recurso mais valioso de uma organização: as pessoas. Por isso a importância de manter essa área sempre atualizada e pronta para antecipar problemas e encontrar soluções rapidamente. 

Quando aplicadas ao RH de uma empresa, as metodologias ágeis buscam melhorar o dia a dia do trabalhador, focando na comunicação assertiva e a criação de uma cultura empresarial sólida que permita a colaboração em todos os níveis. 

Além disso, o RH ágil tem a possibilidade de solucionar problemas de maneira mais rápida, já que uma das premissas do agile é a identificação de falhas e redução no tempo de resposta a elas. 

Outra vantagem de utilizar das metodologias ágeis nesse setor é a eficiência na contratação, que manterá seu foco em encontrar profissionais capazes de se adaptar rapidamente a novas realidades, lidar com situações complexas e usar formas criativas para agilizar seus processos. 

Assim, os times trabalham em harmonia com seus líderes e a produtividade sobe, juntamente com os resultados positivos. 

Quais são os princípios de um RH Ágil?

imagem de um homem e uma mulher olhando para outra pessoa falando na frente deles

Assim como as demais áreas, o RH ágil tem alguns princípios básicos para colocar em prática o seu funcionamento. 

A solidez e eficiência na gestão de pessoas seguindo as metodologias ágeis baseia-se em:

  • Manter o foco nos funcionários, seu bem estar e desenvolvimento constante no ambiente de trabalho, além do apoio e incentivo ao crescimento pessoal; 
  • Incentivo para os profissionais manterem-se abertos à adaptação e acolherem bem as mudanças necessárias; 
  • Oferecer um suporte eficiente para todos e montar equipes harmônicas, independentes e colaborativas;
  • Manter os funcionários motivados e criar um ambiente seguro para os colaboradores. 

Quais são as principais características do RH Ágil?

As principais características do RH Ágil são a base firme na cultura de feedbacks, adaptações rápidas, transparência em todos os processos, recrutamentos e seleções assertivos e a divisão de equipes em squads. 

Maior assertividade no recrutamento e seleção

Um RH ágil acelera os processos de recrutamento e seleção. Um bom exemplo é contar com a ajuda de gestores da área com vagas abertas, e basear a seleção em princípios e skills básicos para encontrar a pessoa que irá ocupar determinado cargo. 

Especialistas em metodologias ágeis supervisionam todo o processo e nomeiam um gestor da área para fazer parte do recrutamento. Assim, é muito fácil descobrir se os candidatos têm ou não fit com a vaga. 

Cultura de Feedback

A cultura do feedback é fundamental para empresas que querem implantar o RH ágil.

Não é possível que o desempenho melhore dentro das organizações se os colaboradores não sabem onde precisam mudar algo. Por isso, o alinhamento estratégico é essencial para que os colaboradores entendam o que precisam fazer e encontrar soluções para os erros em seus processos.

Esse alinhamento acontece através do feedback, que consiste em passar ao funcionário um relatório sobre a execução das suas tarefas e direcioná-lo quando necessário. Esse processo eleva o nível de comunicação dentro de uma organização e aumenta a produtividade em cada área. 

Equipe em Squads

Conforme mencionamos anteriormente nos exemplos de metodologias ágeis, a divisão de equipes em squads consiste em formar times com pessoas que tenham conhecimento em áreas diferentes para trabalhar em um projeto de ciclos curtos de duração e prazos de entrega bem definidos. 
Além disso, a comunicação nesse modelo de trabalho é completamente horizontal, tirando o foco da hierarquia, já que todos têm voz e vez dentro dos squads.

O que um profissional do RH ágil valoriza?

Para que a metodologia funcione corretamente, o profissional do RH ágil precisa valorizar a colaboração acima da hierarquia, a transparência em todos os processos, a adaptabilidade e flexibilidade para lidar com mudanças, e claro, entender onde se encontra a motivação do colaborador. 

Transparência

Com a cultura de feedback ativa, a comunicação de metas e resultados é muito mais efetiva. Por isso, o RH ágil precisa ser transparente em suas decisões, para assim fortalecer seus laços com os colaboradores. 

Entender o momento de cada um, passar feedbacks estratégicos e honestos vai elevar o nível da equipe e da produtividade dentro da organização, além de indicar claramente o caminho que o funcionário precisa seguir para subir em sua carreira. 

Redes colaborativas

A hierarquia é um conceito tradicional de trabalho que não deixa espaço para colaborações mais criativas e soluções mais ágeis, afinal, nos modelos mais conservadores de trabalho, nem todos podem dar sua opinião acerca do desenvolvimento e execução de um projeto. 

Trabalhar em redes colaborativas facilita o trabalho, reduz o tempo de execução de projetos e aumenta a confiança dos profissionais envolvidos. 

Motivação 

O desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas dentro da empresa é um dos pilares nos quais o RH ágil se baseia. Por meio do crescimento individual, os funcionários entendem melhor o seu papel dentro da organização e o que precisam para manter seus níveis de produção sempre altos. 

É necessário entender que a motivação está sempre além do dinheiro, e que permitir que as pessoas se encontrem dentro da sua área, oferecendo o suporte necessário para que se desenvolvam é o que irá reter talentos e evitar saídas abruptas. 

Adaptação 

Dar liberdade ao colaborador é essencial para garantir que o produto final entregue ao cliente seja de fato único e valioso. É necessário confiar que os envolvidos nos projetos são capazes de gerenciar seus projetos com autonomia e desenvolver soluções que condizem com as necessidades dos clientes. 

Por isso, para manter a criatividade em alta, o RH ágil permite que a adaptação e a flexibilidade sejam parte da rotina, deixando de lado os velhos métodos de controle e regras restritas. 

RH Ágil e seus benefícios

imagem de três mulheres em pé na frente de uma mesa olhando para folhas em cima

Uma empresa que implementa o RH ágil só tem a ganhar. Com esses métodos em funcionamento, as empresas encontram profissionais mais qualificados e criativos, já que tem seleções mais específicas e montam equipes mais bem estruturadas e prontas para trabalhar em colaboração.

Além disso, o nível de empatia requerido para esse tipo de metodologia gera um constante estado de bem estar dentro da organização, melhorando a comunicação e motivação dos envolvidos diretamente nos projetos. 

Desenvolvimento de relação de trabalho

A construção de uma relação de trabalho consistente e transparente é um dos principais objetivos desse modelo. Só através do desenvolvimento diário de um movimento de comunicação organizacional efetiva, os processos internos podem evoluir livremente e de forma muito mais ágil. 

Maior produtividade de equipes

As equipes que trabalham com os métodos ágeis são mais rápidas para realizarem a tomada de decisões, o que reduz o adiamento de tarefas e resolve problemas complexos com mais eficiência. 

Conforme explicamos nos tópicos anteriores, organizar uma empresa em squads multidisciplinares possibilita a realização de um bom trabalho e aumenta a criatividade dos envolvidos para criar um produto final de alta qualidade. 

Construção de times colaborativos

Apesar de estarem sempre conectados, é importante dizer que a colaboração nos times depende diretamente do fato de os membros da equipe possuírem suas funções pré-determinadas. 

O que não significa que os projetos em construção são passados adiante pela metade, mas sim que todos podem ajudar em cada fase, sem extrapolar seu limite de atividades e papéis. 

RH Tradicional X RH Ágil : quais as diferenças?

imagem de uma mulher sentada olhando e entrevistando um homem sentado na sua frente

O RH tradicional segue uma linha muito mais restrita, com padrões não flexíveis e que estão desatualizados (segundo as necessidades do mercado atualmente). 

Manter os processos engessados dificulta o crescimento da empresa em um mundo corporativo que pede por mais eficiência e rapidez nas entregas. 

Fora isso, a verticalidade e a hierarquia são pontos chave nesse modelo, já que os processos não são independentes e ficam presos por falta de autorização dos superiores, diminuindo as chances de criação de produtos finais criativos e inovadores. 

Já o RH ágil permite o crescimento multilateral, onde decisões são tomadas rapidamente e processos são visualizados muito mais facilmente, acelerando o ritmo da produção e estimulando a criatividade dos colaboradores. 

Quando o RH deve se tornar um RH Ágil?

A implantação de um sistema de RH Ágil deve acontecer quando as estratégias de planejamento da organização estiverem totalmente alinhadas com o investimento no desenvolvimento de todas as áreas necessárias para a mudança. 

Todos os envolvidos na transformação precisam entender os processos que serão alterados, além de saberem os motivos para tal, só assim será possível que a cultura de agilidade torne-se de fato parte da empresa, e não só mais uma tentativa frustrada de obtenção de novos resultados. 

Conclusão

Um RH ágil pode reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar o nível de satisfação dos funcionários dentro de uma empresa, por isso, essa estratégia tem se tornado tão popular no mundo corporativo. 

Prezar pelo bem estar dos colaboradores é a solução do futuro para garantir que a inovação e a solução criativa de problemas seja parte da rotina empresarial, e claro, do sucesso das companhias. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

banner resolver problemas com escalas de trabalho

 

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima