Bater Ponto: descubra a importância do registro de ponto para as empresas

registro de ponto PontoTel

Adotar sistemas de controle de ponto pode levar uma redução de até 5% da folha de pagamento

Não é raro encontrarmos empresas e empregados resistentes a adoção de sistemas de controle de ponto. Mesmo com o avanço da tecnologia algumas organizações se arriscam ao não realizar o controle de horário dos empregados. Dessa forma essas empresas no futuro acabam vítimas do argumento da inexistência formal do controle de ponto e sofrendo grandes perdas em reclamações trabalhistas.

Descubra a importância do controle de ponto para sua empresa e como ele pode ajudar a reduzir custos.

Quantos erros operacionais poderiam ter sido evitados se na sua empresa tivesse um ponto eletrônico? E quantas reclamações poderiam não ter sido levadas a justiça se sua empresa tivesse um sistema de registro de ponto?

Esses são apenas alguns dos problemas que as empresas enfrentam por não utilizarem um sistema de registro de ponto.

O ponto eletrônico é um sistema que registra as horas trabalhadas dos empregados por meio de relógios de ponto. Esse sistema armazena as informações como horário de entrada saída, horas extras, faltas atrasos e folgas. Essa ferramenta é extremamente importante para o funcionamento de qualquer organização. Uma vez que pagamentos, descontos e toda parte burocrática são realizadas a partir da contagem das horas trabalhadas de cada empregado.

De acordo com a consolidação das Leis Trabalhista (CLT) estabelecimentos com mais de 10 funcionários a anotação da jornada de trabalho é obrigatória. Esse controle pode ser realizado por meio de registros manual, mecânico ou eletrônico. Mas muito além de uma obrigatoriedade, a adoção do registro de ponto é um importante instrumento de segurança da empresa.

Pesquisa realizada pela revista Exame, o Brasil registra anualmente aproximadamente 2 milhões de processos trabalhistas. Cerca de ¼ desses processos envolve o controle de ponto como: Horas extras não pagas e ausência de registro.

Segundo a advogada Cecília Carvalho, especialista em questões trabalhistas do escritório Bobrow Teixeira de Carvalho Advogados. O controle da jornada dos empregados tem auxiliado diversas empresas. “O registro de ponto é um grande aliado para a equipe de gestão. Isso porque é por meio desses sistemas, a empresa consegue evitar problemas comuns como horas extras, atrasos, faltas”.

Como pode ser feito o registro de ponto do colaborador

A lei estabelece 3 formas (registro manual, mecânico e eletrônico) para a empresas realizar a gestão e controle de ponto.

O mercado apresenta uma vasta opção de relógios de ponto. Atualmente os mais utilizados são os relógios de ponto eletrônico (REP). Esses sistemas fazem a identificação do empregado por meio de biometria, cartão ou senha. Vale ressaltar que nem todas as empresas gostam de adotar estes sistemas. Isso porque seu custo elevado, o que faz com que as empresas optem por sistemas ainda mais modernos e acessíveis. Esses são os casos dos relógios de ponto eletrônico alternativos como o do PontoTel.

O sistema de ponto eletrônico alternativo permite que o empregado “bata o ponto” com segurança, sem fraudes de qualquer lugar por meio de computadores, tablet e celular. Esses sistemas estão revolucionando o mercado, pois além de otimizar o trabalho, permite o gerenciamento do horário dos empregados em tempo real.

 

Por Cheron Moura

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