Ponto eletrônico online: Descubra porque adotar esse sistema na sua empresa

Os sistemas de controle de jornada que estão ganhando o mercado brasileiro.

Controlar o horário de entrada e saída dos empregados, pode ser uma tarefa complicada que exige tempo e dedicação. A legislação trabalhista específica que empresas com mais de 10 funcionários registrados, devem adotar uma das três modalidades de registro de ponto: o registro manual, mecânico ou ponto eletrônico.

Hoje cada vez mais empresas migram seus sistemas de ponto manual para pontos eletrônicos ou online. Mas você sabe quais as vantagens desses sistemas para sua empresa?

Atualmente das três modalidades de ponto, a que mais tem chamado atenção das organizações são os pontos eletrônicos online. Esse novo sistema permite ao empregador uma gestão mais eficaz sobre as horas trabalhadas, bem como faltas e horas extras realizadas pelos funcionários. Apesar de muitas empresas ainda utilizarem os pontos manuais, algumas organizações estão buscando no mercado sistemas como o Pontotel (www.pontotel.com) que oferecem a solução em relação ao controle da jornada dos empregados.

Para a especialista em direitos trabalhistas, Cecília Teixeira de Carvalho do Escritório Bobrow Teixeira de Carvalho Advogados (www.btca.adv.br), as relações trabalhistas são baseadas em profissionalismo e transparência. “As empresas hoje estão preocupadas em criar relações de confiança com seus funcionários. A forma encontrada para estreitar os laços é adotar um sistema moderno que garanta a informação e ainda possibilite ao próprio funcionário consultar suas marcações”, relata

Cecília ressalta ainda que o registro de ponto eletrônico online é a melhor ferramenta para o controle do horário dos funcionários. Pois em caso de ações judiciais ambas partes conseguem ter um respaldo judicial, garantindo que o comprimento da lei e os pagamentos foram realizados de forma correta.

Quais as vantagens de migrar para um sistema de ponto eletrônico online?

O registro de ponto manual, ou seja, em livros ou folha de ponto podem ser simples e baratos, entretanto para os profissionais de recursos humanos esta forma de controle é extremamente trabalhosa e nem sempre confiável. Isso porque as informações são registradas manualmente pelos empregados e assim que encaminhadas para o RH precisam ser transcritas em tabelas e posteriormente enviadas para o sistema de folha de pagamento, essa tarefa necessita de muito tempo e dedicação de toda equipe de gestão.

Os sistemas de ponto eletrônico, também conhecido como REP, foram criados para automatizar as marcações de ponto, mas vale lembrar que esse tipo de equipamento não é viável para todas as de empresas devido ao alto custo para mante-lo, e à necessidade  de softwares complementares para tratar os pontos batidos.

Entre os sistemas mais modernos do mercado, o registro de ponto eletrônico online se mostra um dos mais seguros, pois possui diferentes medidas de segurança e armazena as informações dos pontos registrados na nuvem, garantindo a segurança e veracidade das informações, inviabilizando qualquer possibilidade de fraude ou alteração nos horários de trabalho realizados pelos empregados.

Empresas como o Pontotel (www.pontotel.com.br) criaram sistemas de ponto eletrônico online que substituem o uso de equipamentos caros, como os relógios eletrônicos, permitindo que os empregados registrem o ponto diariamente por meio de celular tablet e computador. Esse sistema possibilita à empresa acompanhar em tempo real se os funcionários estão cumprindo sua jornada de trabalho de forma regular, enquanto para o empregado oferece a garantia de seu registro de ponto, permitindo que ele acompanhe por meio do aplicativo todas suas marcações durante o período de 30 dias.

Os pontos eletrônicos online são a nova tendência do mercado de trabalho, pois são sistemas que acompanham as mudanças nas relações trabalhistas e vão se adequando conforme a necessidade de cada cliente. Ideais para empresas terceirizadas ou para quem possui empregados que trabalham home office. Agora como num passe de mágica dá para controlar a jornada de trabalho dos funcionários.

 

Por Cheron Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *