Perfil Analista: saiba como identificar esse perfil comportamental dos profissionais

imagem de dois homens sentados escrevendo e mexendo em um tablet

Um dos objetivos de qualquer analista de recrutamento é trabalhar duro para atrair e reter talentos e garantir que a empresa tenha apenas profissionais de sucesso em seu quadro de funcionários. 

O processo começa com o recrutamento e seleção e passa por uma variedade de estratégias destinadas a reter bons funcionários. Dentre as diversas estratégias, uma delas tem sido considerada essencial nos últimos anos, a análise de traços e perfis comportamentais

Todo mundo tem diferentes habilidades e aptidões baseadas em suas experiências profissionais e de vida. Uma formação técnica e acadêmica ajuda a moldar uma pessoa, tendo reflexo direto no mundo corporativo, mas a sua formação comportamental também é um fator bastante relevante.

Pensando nisso, neste texto falaremos sobre um dos perfis mais buscados pelas empresas, o perfil analista, aqui veremos quais as características deste perfil comportamental, e abordaremos os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados além de descobrir quais as vantagens em ter um perfil analista na empresa. 

Veja a seguir os tópicos que abordaremos:

Vamos lá!

banner frequência de funcionários

Quais os perfis comportamentais existentes?

Existem 4 tipos de perfis de comportamento: comunicadores, planejadores, executores e analistas. Vamos dar uma olhada em cada um deles abaixo. Acompanhe!

Comunicador

Os colaboradores neste perfil costumam ter uma ótima comunicação e grande poder de persuasão e carisma. Eles são criativos, muitas vezes entusiasmados com novas oportunidades com uma visão positiva do que esperam alcançar.

Essas pessoas se conectam facilmente com seus pares e geralmente são grandes influenciadores que podem infectá-los com sua atitude otimista.  Portanto, eles trabalham muito bem em equipe, aproximando as pessoas e criando um ambiente menos conflituoso e ótimo para o convívio.

No entanto, analisando e planejando bem suas atividades, eles podem se envolver em oportunidades difíceis ou impossíveis. Além disso, eles têm dificuldade em seguir as regras.

A falta de recursos de comunicação na equipe gera frustração e desconfiança na equipe, além de dificuldades no fluxo de informações. Por outro lado, ter muitos mensageiros em sua equipe pode levar a uma má organização e responsabilidade, o que pode levar a erros e atrasos.

Planejador

Pessoas com esse tipo de personalidade são calmas, compostas e gostam de planejar. Eles trabalham em um ritmo constante, constante e conservador.

Os planejadores gostam de ajudar os outros, são fáceis de trabalhar em equipe e trabalham bem com equipes. Eles são pacientes e geralmente estáveis ​​em suas ações.

Pessoas com essa personalidade também tendem a evitar conflitos diretos com um forte senso de justiça, por isso são boas em lidar com conflitos. Além disso, eles podem acompanhar facilmente o desempenho da equipe e dar feedbacks.

No entanto, se percebem a necessidade de verificar o plano, não se preocupam em devolvê-lo rapidamente. Os planejadores também têm criatividade limitada, o que pode ser um obstáculo se você precisar tomar decisões ou agir rapidamente.

Mesmo sendo bons líderes, este perfil possui tendência a ter medo de que as coisas fiquem desorganizadas ou saiam do controle, por isso são considerados pessimistas. 

Muitas vezes, equipes de pessoas com essa característica realizam tarefas identificadas, mas não trazem resultados melhores do que o esperado.

Executor

Os executores são pessoas objetivas e diretas que não entram em detalhes e se concentram apenas em fazer seu trabalho. Os colaboradores são determinados e mantém seu objetivo, mesmo quando é impossível ou desnecessário.

Pessoas com essa característica são ambiciosas, gostam de desafios e liberdade de movimento. Os executores mostram os melhores resultados e são sempre pontuais para atingir suas metas.

No entanto, uma equipe composta por muitos contratados pode atingir as metas estabelecidas, mas não segue as instruções da empresa, não coopera com outros departamentos, é super confiante e confia apenas em suas próprias habilidades.

Por outro lado, equipes sem muitos contratados não têm muita ação e muitas vezes têm dificuldade para tomar decisões, exceto pelo risco de atingir metas e se envolver com clientes e fornecedores.

Perfil Analista

imagem de dois homens sentados na frente de um computador apontando para a tela

Chegamos ao principal perfil que queremos abordar neste conteúdo. Os analistas!
As principais características dos perfis de analistas são a rigidez e o comprometimento com o trabalho. Os analistas geralmente têm QIs altos com habilidades críticas altas.

Realizar tarefas repetitivas — como escrever uma planilha do Excel ou criar código — é a atividade favorita desse tipo de trabalhador. Em demandas que pedem pesquisa e preparação, eles tendem a se destacar.

Aqueles que exibem esse traço comportamental busca a excelência em suas ações sendo motivados por padrões muito altos e eficiência em tudo o que fazem. Eles buscam oferecer sempre o melhor comportamento e normalmente são muito rígidos em relação a isso. Por isso, qualidade e precisão são as principais características desse perfil.

Em algumas circunstâncias, a busca pelo emprego perfeito pode levar à improdutividade e ao pessimismo. Um profissional pode hesitar sobre qual caminho seguir porque é muito exigente consigo mesmo. 

Esse perfil tende a se isolar e procrastinar sob pressão. Ou seja, um desequilíbrio resultante de não saber o que fazer em determinada situação pode levar os analistas a sair da situação em busca de respostas.

Os analistas estão tendendo a ser mais calmos e retraídos. Costumam ser leais e comprometidos em seu trabalho, junto a equipe e ainda se apresentam muito comprometidos com os resultados e a entrega, sempre buscando a mais alta qualidade.

Características do perfil analista

Discutimos como alguns perfis de analistas se comportam em um ambiente organizacional. Porém, é necessário conhecer as características desse grupo com mais profundidade para que as empresas possam gerenciá-los da maneira mais adequada.

Pontos Fortes

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente de computadores

Organização 

Uma pessoa com perfil analista é um pensador rápido que desenvolve métodos para fazer todo o trabalho e entregar os resultados desejados. Eles são bons em usar o Excel e tomar decisões com base em números e análises.

Os analistas geralmente são muito organizados e seu ambiente é limpo e arrumado. Além disso, eles seguem rigorosamente as regras e procedimentos.

Raramente falham ou quebram as regras, seja na vida corporativa, de transporte ou social. Eles são muito respeitosos com o que foi acordado e geralmente são pontuais.

Foco

O perfil do analista está mais interessado nas atividades que precisa desenvolver do que em construir e manter relacionamentos.

Isso se reflete na perfeição da execução de tudo, pois problemas e imperfeições não são o que esse perfil faz.

Raciocínio Lógico

Pessoas com perfil analista podem ver detalhes e padrões em situações que outros perfis dificilmente veem.

Eles exibem raciocínio lógico e perceptivo para reconhecer o que precisa ser melhorado e desenvolvimento e buscam se aprofundar em todos os dados que possuem. 

Por esta razão, o perfil analista consegue olhar muito profundamente para um determinado tópico ou atividade. Ele faz uma pesquisa profunda e debate os fatos porque sente a necessidade de entender completamente todo o processo apenas para evitar erros.

Pontos a serem trabalhados

Perfeccionismo em excesso

Os analistas podem sofrer com demandas internas e perfeccionismo excessivo. De todos eles, ele é a pessoa mais autocrítica e está constantemente tentando fazer mais e melhor.

As pessoas com esse perfil geralmente sentem que entregá-los nunca é bom o suficiente. Isso cria uma demanda muito alta por analistas, afetando sua auto-estima.

Os analistas podem usar sua energia e superpoderes em coisas que realmente causam um impacto ou resultado significativo.

Pessimismo 

Talvez o pessimismo do analista seja fruto dessa busca constante da perfeição. Essas pessoas têm facilidade em ponderar a situação e observar o que talvez dê errado.

Os analistas podem estabelecer métodos e processos de resolução de problemas. Contudo, essa procura excessiva por pontos de erro e melhoria pode levar ao pessimismo, pois focar apenas no que está faltando ou pode dar errado é um viés contra situações cotidianas.

Quais as vantagens de se ter um perfil analista na empresa?

imagem de um homem sentado na frente de um computador segurando uma folha

A liderança e gestão de pessoas é composta por uma gama de conhecimentos, técnicas e habilidades. Muitos funcionários demonstram desde cedo um claro espírito de liderança inato, enquanto outros conseguem desenvolver essa habilidade.

Líderes com perfil analista buscam constantemente prestar o melhor serviço, ser o melhor profissional possível e transformar suas equipes em modelos a serem seguidos por toda a empresa.

Quando necessário, os líderes analistas conseguem colocar seus insights em ação, encontrando vários caminhos e descobrindo possíveis problemas ao longo do caminho.

Isso significa que as equipes são sempre estimuladas a buscar a melhoria e a qualidade em todas as áreas.

Na gestão de crises, os líderes analistas tomam decisões com base em dados e fatos, ou seja, não agem por sentimento ou intuição. Isso, combinado com suas habilidades técnicas, é o segredo para uma liderança bem-sucedida.

Conclusão

Ao longo deste artigo, explicamos quais os perfis comportamentais existentes, o perfil analista como principal e as características deste perfil. Além disso, mostramos os pontos fortes, os pontos a serem trabalhados e as vantagens em ter esse perfil na empresa. 

Entender os traços e características comportamentais do perfil analista ajuda a entender como cada pessoa trabalha, criando conexões e complementaridades nas equipes de trabalho. O objetivo é desenvolver e construir equipes mais próximas do alto desempenho.

Os analistas podem desempenhar suas tarefas de forma mais completa em um ambiente de trabalho saudável às suas características. Afinal, a mídia é o compromisso e a participação dos profissionais.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita no blog da PontoTel.

banner chega de utilizar mais de um sistema para fechamento
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima