Qual o melhor curso para trabalhar com Recursos Humanos? Conheça os três cursos mais indicados para a área.
O tempo passa e uma coisa não muda nas empresas: o setor de recursos humanos sempre continua em alta. O motivo não é segredo para ninguém, já que é o RH que vai cuidar do ativo mais importante para a empresa, o capital humano! Ele é o responsável pelos funcionários, aqueles que vão trazer o lucro para a empresa.
O mercado de RH, como sempre, continua aquecido, com muitas contratações e criação de postos de trabalho, então, pode ser uma boa opção para quem quiser entrar nesse mundo.
Entretanto, qual curso fazer? São três opções que surgem como destaque, nesse momento: Gestão de RH, Administração e Psicologia. Qual o melhor curso para trabalhar com Recursos Humanos? Ao longo deste texto, vamos tentar decifrar isso. Confira!
Como está o mercado para a área de recursos humanos?
Podemos definir como duas funções principais na atuação do RH: analista de recursos humanos e agente de recrutamento e seleção. As definições são feitas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
As duas ocupações tiveram juntas 20.467 contratações formais (de carteira assinada), no ano de 2019, e 19.726 demissões, gerando um saldo positivo de 741 contratações no ano. O saldo significa que essas contratações serviram para substituir demitidos, e sim novos postos de trabalhos criados.
Essas foram os dados de 2019, segundo o informado pelo Caged:
Analista de Recursos Humanos:
- Salário médio das contratações: R$ 3.560,07;
- Aumento do salário médio em relação a 2018: 4,5%.
Agente de Recrutamento e Seleção:
- Salário médio das contratações: R$ 3.662,92;
- Aumento do salário médio em relação a 2018: 4,4%.
Ambas as carreiras tiveram um aumento salarial maior que a da inflação do período, que foi de 4,3%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ou seja, o momento continua muito bom para quem quer se inserir no mercado de RH, com alto volume de contratações, criação de novos postos de trabalho e aumento salarial superior ao índice inflacionário, significando um aumento real de renda.
Agora você só precisa descobrir qual o melhor curso para trabalhar com Recursos Humanos.
Como o curso de Psicologia auxilia o profissional de Recursos Humanos?
Um dos cursos que mais interessa quem quiser trabalhar com recursos humanos é Psicologia. O psicólogo pode acabar trabalhando na parte cultural e organizacional de uma empresa, já que a sua atuação e formação é ligado diretamente no relacionamento interpessoal.
Normalmente, durante a graduação, o profissional aprende a lidar com o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições. Por conta da ligação direta na comunicação e no desenvolvimento pessoal do indivíduo pensando no crescimento humano, o curso pode ser uma boa escolha.
Como o curso de Administração auxilia o profissional de Recursos Humanos?
Administração é um dos cursos mais populares do Brasil, sendo líder por muitos anos em números de inscritos. No caso do administrador, o profissional vai aprender a lidar com os processos do dia a dia de uma organização, gerenciando os recursos a fim de aumentar a competitividade perante um cenário global.
Assim, ele consegue implementar projetos de desempenho organizacional. Por aprender a mexer com o interior da empresa, sabendo lidar com os diversos setores, o curso de administração pode ser bem interessante.
Como o curso de Gestão de RH auxilia o profissional de Recursos Humanos?
O curso de Gestão de RH, por ser muito mais focado e tendo um direcionamento claro para a atuação profissional, pode acabar ajudando nos meandros da profissão.
Ele trabalhará diretamente com os trabalhadores das empresas, fazendo recrutamento e seleção, criando planos de benefícios e melhorando o clima cultural e organizacional da empresa.
Qual curso devo escolher?
A escolha do curso pela parte do aluno vai depender de qual for o foco da atuação que ele pretende ter na sua carreira. Se o objetivo for trabalhar mais com as questões gerenciais da empresa, lidando bastante com a burocracia do dia a dia, possivelmente, é melhor escolher o curso de Administração.
Se o aluno quiser trabalhar mais nas questões humanas do dia a dia do trabalho, pensando no desenvolvimento humano, na comunicação interpessoal do indivíduo e do funcionário, a melhor pedida é o curso de Psicologia. Mas, se o objetivo é mesclar os dois, um pouco de crescimento humano não deixando de lado a papelada, pode ser ideal escolher Gestão de RH.
Entretanto, os cursos não são limitantes. Outra maneira que o profissional pode acabar trabalhando com recursos humanos é realizar uma graduação tradicional em qualquer área e fazer uma pós, MBA ou especialização em RH. Isso junta o conhecimento adquirido anteriormente com o específico da área.
Por fim, para conseguir realizar os cursos, os principais programas do governo (Sisu, Prouni e Fies) podem ser uma alternativa. Outra forma é utilizar benefícios de bolsas de estudo em plataformas privadas, que chegam a oferecer bons descontos.
Este texto foi escrito em parceria com time da Revista Quero.