High performers: quem são esses funcionários, como identificá-los e como mantê-los?

imagem de profissionais ao redor de uma mesa sorrindo e estendendo as mãos para cima

Dentro de uma organização, com pessoas tão diferentes umas das outras, é comum que algumas se destaquem sobre as demais. 

Isso pode ocorrer por elas terem maior desenvoltura diante de algum desafio, facilidade em criar soluções inovadoras ou ainda rápida adaptação às mudanças.

Estes profissionais são conhecidos como high performers, pois têm um grande diferencial diante dos outros colaboradores. Além disso, eles são peças-chave para que a empresa consiga atingir melhores resultados, e contribuem para a estabilidade da organização.

Portanto, os gestores e profissionais de RH devem atrair e desenvolver os profissionais high performers na organização, assim irá mantê-los motivados e engajados, e alavancar os resultados da empresa.

Se você deseja saber como identificar estes profissionais e como motivá-los, este artigo é para você.

Nesse artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

Continue acompanhando o artigo e boa leitura!

banner como funciona o software de ponto mais completo

Quem são os high performers?

imagem de um grupo de pessoas estendendo as mãos no centro

Os funcionários high performers, são conhecidos como grandes empreendedores na organização, ou seja, profissionais que frequentemente assumem mais tarefas do que aquelas que ele foi designado a fazer, e são os que mais possuem um perfil de líder.

É comum que os gestores das organizações busquem por profissionais com esse perfil, pois, eles são importantes para darem insights confiáveis sobre determinado processo ou projeto que a empresa deseja melhorar ou implementar.

Em outras palavras, eles são considerados como profissionais modelos, em que os outros trabalhadores confiam e se inspiram.

Desse modo, as empresas buscam recrutar e reter colaboradores que tenham esse perfil, tendo em vista que eles proporcionam maior competitividade para a organização.

Segundo um estudo realizado pela empresa McKinsey, os trabalhadores high performers, são 400% mais produtivos que outros colaboradores. O estudo também relata que, quanto maior a dificuldade da tarefa, maior será o nível de produtividade.

Porém, essa competência não é desenvolvida imediatamente e ela não é baseada apenas em concluir as tarefas no prazo. 

Portanto, os colaboradores que desejam se tornar um profissional de alto desempenho, devem desenvolver hábitos de trabalhos sólidos.

Vantagens de ter profissionais high performers na empresa

Como vimos, os profissionais high performers são mais produtivos, trazem mais resultados para a organização, além de a tornarem mais competitiva no mercado diante de tantos concorrentes.

Desse modo, esses profissionais buscam clareza no que está sendo feito. Por exemplo, ele inicia uma reunião com perguntas como: “Qual o objetivo com essa reunião?”, “O que é importante?”, “Por quê?”, entre outras.

Dessa forma, ele sabe qual o objetivo do encontro  e consegue tornar a reunião mais produtiva

Além disso, ele consegue focar no que é mais importante, eliminando distrações, proporcionando vantagem profissional para ele.

O high performers possuem alguns diferenciais. Veja quais são:

  • Sabem identificar o propósito em cada tarefa;
  • Trabalham com mais inteligência, ou seja, aprendem a gerenciar sua carga de trabalho mais rapidamente e com maior eficiência, fazendo as tarefas com mais assertividade;
  • Fazem pausas regulares;
  • Não deixam o medo atrapalhar o desenvolvimento das tarefas.

Essas ações tornam o trabalho mais assertivo, com menos falhas e chances de erros. Desse modo, a empresa tem um profissional mais comprometido, que sabe o que está fazendo e qual a importância do seu papel para o desenvolvimento da organização.

Nesse sentido, segundo uma pesquisa com mais de 1.500 colaboradores, os pesquisadores David Maxfield e Justin Hale, descobriram que os high performers possuem:

  • 55 vezes menos chances de iniciar projetos que não vão concluir;
  • 21 vezes menos chances de realizar tarefas irrelevantes;
  • 17 vezes menos chances de ter um caixa de entrada com muitos e-mails não lidos.

Como identificar os high performers na sua empresa?

Quando falamos em pessoas, não existe um passo a passo definido para identificar determinada característica, por isso, existem diversas formas de encontrá-los. 

Para isso, é necessário que o departamento de RH, juntamente com os gestores, tenham dedicação e atenção a todos os colaboradores para identificar qualquer sinal dos high performers.

Porém, existem algumas ferramentas que já demonstraram ser eficientes para identificar estes profissionais. Veja a seguir quais são:

Avaliação de desempenho

Uma das principais formas de um identificar um profissional que possui a habilidade de high performance, é através da avaliação de desempenho.

Esta é uma avaliação feita com base no desempenho do colaborador durante determinado período. 

Além disso, essa ferramenta é capaz de mensurar a performance de cada colaborador que atua na organização, desse modo, é possível identificar os colaboradores que se destacam dos demais.

Nine box

imagem de uma ilustração da matriz nine box

O nine box é uma ferramenta que auxilia em uma avaliação mais detalhada do resultado de cada trabalhador.

Ela é fundamental para proporcionar uma melhor gestão de pessoas, além de auxiliar na avaliação dos profissionais e para descobrir novos high performers.

Para adotar essa ferramenta, é possível utilizar softwares especializados ou planilhas. Contudo, independente do modelo escolhido, é preciso utilizar critérios específicos para mensurar a performance de cada colaborador.

OKR’s

imagem de uma okr

O OKR´s (Objectives and Key Results ou Objetivos e resultados-chave) é uma metodologia de gestão de pessoas muito utilizada pelas empresas no Vale do Silício, principalmente no Google.

Sendo assim, a ferramenta estabeleceu uma fórmula para definir as metas da empresa, sendo:

  • Objetivo (O) – “Eu vou”: Definição de objetivos claros para que as pessoas saibam o que precisa ser feito e a importância de alcançá-lo;
  • Resultados-chave (KR) – “Medido por”: Metas que causam impacto direto no atingimento dos objetivos. Usado para identificar se o objetivo foi atingido conforme o prazo estabelecido.

Portanto, os objetivos são qualitativos e os Key Results são quantitativos (geralmente, são definidos 2 a 5 para cada objetivo).

Avaliação 360º

A avaliação de desempenho 360º é o modelo mais completo de avaliação, pois permite que todos os colaboradores sejam avaliados e realizem a avaliação dos gestores e de outros profissionais.

Porém, para adotar essa medida nas empresas, é preciso ter uma cultura sólida de feedback, ou seja, que ele seja feito com frequência.

Assim, é possível chegar a uma avaliação final, de acordo com todos os feedbacks que o colaborador recebeu. 

Todavia, para essa ferramenta funcionar, é preciso garantir o anonimato dos avaliadores e ela também exige um grau de maturidade dos avaliados.

Através dessa avaliação, é possível identificar os profissionais que se destacam dos demais e que possuem a habilidade de high performance.

Como manter high performers na sua empresa?

Os profissionais de alto potencial são de extrema importância para o business high performance da organização. Portanto, os gestores devem manter esses colaboradores engajados para não perdê-los.

Além disso, é preciso criar estratégias para desenvolvê-los profissionalmente e promover desafios constantes para eles.

Portanto, agora que você já sabe como identificar os profissionais high performers, chegou a hora de saber como mantê-los na sua empresa. Confira!

Capacitação dos gestores

É importante que os gestores sejam capacitados para identificar os colaboradores high performers.

Nesse sentido, ele também deve engajar e motivar os profissionais para eles continuarem tendo uma alta performance na organização.

Pesquisa de clima organizacional

Outro ponto para manter os profissionais de high performers, é entender a percepção deles sobre os processos, políticas e práticas adotadas pela empresa.

Para saber a opinião dos profissionais, é preciso realizar uma pesquisa de clima organizacional para entender o que ele acha sobre assuntos como:

  • Salário e benefícios;
  • Oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Equipamentos de trabalho (computadores, estrutura dos escritórios, softwares, etc);
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança, entre outros.

Através do resultado da pesquisa, os gestores conseguem identificar pontos que precisam ser melhorados, para manter os profissionais motivados e engajados na empresa.

Aposte na diversidade

Os profissionais de alto desempenho, necessitam de uma variedade de experiências e conhecimentos para se desenvolverem profissionalmente.

Além disso, os desafios proporcionam ensinamentos e motivação para continuarem com o alto índice de performance.

Desenvolva um plano de carreira

Para manter os profissionais high performers na organização, os gestores e o RH devem desenvolver um plano de carreira que ofereça oportunidades de crescimento para o colaborador.

Promova autonomia para os high performers

Por último, estes profissionais possuem um grande conhecimento do que precisa ser feito para alcançar os objetivos e essa característica deve ser respeitada.

Desse modo, é importante que os gestores deem autonomia para os colaboradores, através de projetos que possam liderar.

Assim, eles podem inovar e ser eficientes. Essa flexibilidade garante que ele se sinta motivado e deseje continuar atuando na organização.

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa estendendo as mãos para cima

Para as organizações atingirem o resultado desejado, ela precisa contar com profissionais altamente qualificados e comprometidos com o propósito da empresa. 

Muitas vezes, os profissionais high performers, já atuam na organização, porém, ainda não foram encontrados. Portanto, os gestores devem identificar estes colaboradores, pois eles são fundamentais para atingir melhores resultados.

Além disso, diante da crescente competitividade que as organizações enfrentam, identificar e desenvolver os high performers é importante para que a empresa se fortaleça e ganhe destaque no meio dos concorrentes.

Então, gostou do nosso artigo e de saber mais sobre a importância dos high performers para a organização? Então acesse o blog da PontoTel e fique por dentro de mais assuntos como este!

banner frequência de funcionários
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima