Gestão de pessoal: Como garantir a satisfação da minha equipe

Ter uma equipe comprometida com a empresa é o que deseja qualquer gestor, não é mesmo? Porém, para que ela vista a camiseta, como se costuma dizer, é preciso oferecer um ambiente propício. E para saber mais sobre o tema Gestão de pessoal: Como garantir a satisfação da minha equipe, veja os tópicos a seguir deste artigo:

  • Treinar os funcionários da sua empresa;
  • Afinar a comunicação com a equipe;
  • Contar com programas de incentivo;
  • Seguir as leis trabalhistas;
  • Oferecer um ambiente de trabalho adequado;
  • Investir em ferramentas tecnológicas.

Treinar os funcionários da sua empresa

Oferecer um treinamento adequado para os funcionários quando ingressam na empresa é um ponto crucial da gestão de pessoal que garante a satisfação da sua equipe. Afinal, quando uma pessoa inicia em um novo trabalho, ela quer se sentir parte do grupo, integrada, situada. E isso só acontece se ela receber todas as orientações necessárias.

É preciso que ela seja estimulada a dar o seu melhor, o que consiste em fazê-la sentir-se segura, para tanto, é necessário que saiba o que fazer, a quem deve se reportar, etc. Nesse sentido, é essencial que cada membro da equipe possua uma função específica e que você, como gestor, delegue funções.

Afinar a comunicação com a equipe

Comunicação é palavra chave quando o assunto é gestão de pessoal, sendo de extrema importância que o gestor saiba se expressar de forma adequada. Conforme a sua formação profissional, é possível que use um determinado vocabulário, mas se a sua equipe não for da mesma área é necessário que adapte o seu diálogo.

Ao mesmo tempo, é preciso que você garanta uma comunicação aberta com a sua equipe, para que ela se sinta sempre à vontade em fazer perguntas quando existem dúvidas. E mesmo que a comunicação deva ser respeitosa, também é importante proporcionar um ambiente extrovertido até certo ponto para que todos se sintam confortáveis.

Contar com programas de incentivo

Em alguns segmentos de mercado, é comum que as empresas contem com programas de incentivo para estimular o trabalho da equipe, podendo ser bônus ao atingir as metas, divisão de lucros, plano de carreira, etc. Embora até mesmo o reconhecimento verbal seja muito benéfico para manter a equipe incentivada, é possível fazer mais do que isso.

Claro que os incentivos devem estar dentro do orçamento da empresa e terem um mecanismo justo, mas de forma inteligente você pode garantir a satisfação da sua equipe.

Oferecer um ambiente de trabalho adequado

O que também estimula os funcionários de uma empresa a se sentirem mais motivados, resultando em maior produção e qualidade do serviço, é que eles possam exercer as suas atividades em ambientes adequados. Isso não se refere apenas a um clima favorável de comunicação, mas ao espaço em si.

Nesse sentido, é importante que o pessoal do escritório tenha acesso a cadeiras ergométricas, que o ambiente esteja com uma temperatura adequada, água de boa qualidade para consumo, etc. Mas uma vez isso depende do orçamento da sua empresa, mas o mínimo deve ser feito.

Seguir as leis trabalhistas

Por mais óbvio que seja essa dica de como gerir pessoal para garantir a satisfação da equipe, a verdade é que muitos administradores tentam burlar de uma forma ou outra alguns direitos dos trabalhadores. Mesmo que as crises e demais fatores possam atrapalhar as finanças da sua empresa, não adianta, é preciso ser rígido quando o assunto é seguir as leis.

Além de causar descontentamento da sua equipe, a sua empresa pode ter muito prejuízo com possíveis processos que pode vir a sofrer no futuro.

Investir em ferramentas tecnológicas

Ter as ferramentas adequadas para que a sua empresa seja administrada de acordo com as suas necessidades é mais um aspecto fundamental. Nesse sentido, é preciso contar com recursos que garantam as exigências trabalhistas, como também ferramentas para ajudar a sua equipe a desempenhar as suas tarefas.

Para a gestão dos funcionários, existem sistemas de registro de ponto para gerir o pessoal da sua empresa de maneira eficiente, ao oferecer funções como folha de ponto digital e banco de horas. Já para a sua equipe realizar mais em menos tempo sem perder em qualidade, o sistema ERP online é uma solução inteligente.Através de uma ferramenta de que simplifica a visualização das informações na sua empresa, o seu controle financeiro, por exemplo, passa a ser muito mais preciso e a ocupar menos tempo de seus funcionários. Além disso, a integração entre os setores com o programa de controle de estoque e vendas, permite que a sua empresa venda mais e mais rápido.

Por Gabriela Vitória – Marketing da Gestãoclick