Folha de Ponto é a melhor opção para sua empresa?

Descubra como otimizar os processos de registro de ponto da sua empresa

Responsável por garantir veracidade das informações e transparência nas relações entre empresa e empregado, a folha de ponto é uma das obrigações de qualquer organização. Mas o que fazer quando esse sistema começa a apresentar erros e irregularidades prejudicando o trabalho da equipe de RH e as relações com seus funcionários?

A legislação trabalhista brasileira determinou que estabelecimentos que possuem mais de 10 funcionários devem adotar um sistema de registro de ponto, as alternativas para esse monitoramento são os sistemas manuais, mecânicos ou eletrônicos. Ficando a critério da empresa decidir qual equipamento adotar.   

Mas analisar, transcrever e reunir informações são trabalhos que demandam muito tempo e elevam os riscos de erros, falhas, fraudes e alterações. Esses são alguns dos perigos que uma organização enfrenta ao adotar os sistemas de ponto manuais e mecânicos.

Esses sistemas registram o horário de entrada e saída dos colaboradores em cartões livros, ou folha de ponto. Apesar de simples e barato ambos necessitam que as contagens das horas sejam feitas posteriormente de forma manual para cada registro do funcionário, levando muitas vezes as empresas cometerem erros nesse processo de apuração.

O investimento em tecnologia pode ser então a melhor saída para as empresas que querem adotar um sistema de ponto eficiente. Atualmente o mercado apresenta uma série de alternativas modernas e seguras de sistemas de ponto eletrônico.

Empresas como o PontoTel criaram sistemas de ponto eletrônico online que substituem o uso de equipamentos caros, como os relógios eletrônicos, permitindo que os empregados registrem o ponto diariamente por meio de celular, tablet e computador. Esse sistema possibilita à empresa acompanhar em tempo real se os funcionários estão cumprindo sua jornada de trabalho de forma regular, enquanto para o empregado oferece a garantia de seu registro de ponto, permitindo que ele acompanhe por meio do aplicativo todas suas marcações durante o período de 30 dias.

Os pontos eletrônicos online são a nova tendência do mercado de trabalho, pois são sistemas que acompanham as mudanças nas relações trabalhistas. E com a portaria 373, que regulamentou as formas alternativas para registro de ponto, ficou mais fácil e seguro adotar sistemas que se adequem às necessidades de cada cliente. Ideais para empresas terceirizadas ou para quem possui empregados que trabalham home office. Agora como num passe de mágica dá para controlar a jornada de trabalho dos funcionários.

Por Cheron Moura