Entenda como organizar e orientar equipes de trabalho, seus benefícios e os principais tipos!

imagem de quatro mulheres sentadas ao redor de uma mesa

37% dos profissionais afirmam que as boas equipes de trabalho são determinantes para se manterem engajados e motivados na empresa, segundo uma pesquisa da startup de RH Gusto

Outros 86% colocam a falta de colaboração ou de identificação entre os membros da equipe como um fator decisivo para que a empresa cometa erros. O grande motivo, aliás, para que as equipes de trabalho não funcionem bem é a falta de organização para montá-la. 

Ser efetivo nas escolhas das equipes de trabalho e na liderança, é meio caminho andado para que a empresa consiga alcançar seus objetivos. 

Sem contar que equipes de trabalho efetivas conseguem impactar no bom ambiente empresarial e na produtividade das equipes como um todo. Mas qual o funcionamento prático das equipes de trabalho e como escolhê-las corretamente? 

Neste artigo você vai saber: 

Quer ter uma equipe de trabalho efetiva na sua empresa? Então, siga em frente neste artigo e saiba como.

controle escalas de trabalho por aplicativo

O que são equipes de trabalho?

Equipes de trabalho podem ser definidas como a união de um conjunto de profissionais. Esse time costuma ocupar um mesmo departamento ou seção da empresa. 

Normalmente essas equipes de trabalho são formadas por um gestor/líder e seus subordinados, que podem ocupar uma mesma função ou funções complementares. 

Aliás, esse tipo de distinção é separada no mercado entre diversos tipos de equipes, que são formadas baseadas na realidade e necessidades da empresa em relação aos seus objetivos internos e de mercado. 

Características de equipes de trabalho 

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa rindo e conversando

Uma boa equipe de trabalho é dependente de uma série de características para que de fato ela tenha esse título de “time”. Algumas inclusive são essenciais para que a companhia obtenha o sucesso desejado, a partir desse trabalho em conjunto. 

As principais características para que uma equipe trabalho seja efetiva são:

  • Alinhamento das metas e objetivos entre os membros da equipe;
  • Bom clima organizacional;
  • Confiança entre os profissionais que fazem parte da equipe; 
  • Transparência nas tarefas executadas; 
  • Boa interação entre os membros da equipe;
  • Comunicação efetiva; 
  • Funções e responsabilidades bem definidas; 
  • Compartilhamento dos mesmos propósitos.

Principais tipos de equipes de trabalho

A escolha de equipes de trabalho é uma das rotinas mais desafiadoras que a empresa pode ter. Isso porque definir assertivamente o time que estará à frente dos projetos é o primeiro passo para o sucesso. 

Contudo, existem diversos tipos de equipes de trabalho, e é importante conhecê-los para escolher o perfil que mais se adequa às necessidades da empresa. Conheça abaixo os principais tipos de equipes de trabalho. 

Equipe força tarefa

A equipe força tarefa é aquela formada especialmente para solucionar algum problema urgente na empresa. É vista como uma formação pontual e emergencial, tanto que normalmente os profissionais que formam essa equipe são os melhores de cada área. 

Sem contar que é desejável que o profissional adequado a esse perfil de equipe tenha um conhecimento mais amplo dos objetivos principais da organização e também uma experiência mais apurada na companhia e na profissão em si. 

Equipe para solução de problemas

No caso da equipe para solução de problemas existe uma formação mais estratégica composta principalmente por consultores. 

Isso quer dizer que nesse modelo de equipe, os profissionais têm um papel em que sugerem as estratégias e decisões a serem tomadas e não participam ativamente da execução do que foi sugerido. 

Esse tipo de equipe costuma ter uma visão ampla dos processos da empresa, até porque eles agem justamente na sugestão de melhorias dessas rotinas para que a empresa consiga solucionar os problemas mais rapidamente. 

Equipe para projetos

A equipe para projetos é comumente formada quando a empresa tem uma ação específica, como o lançamento de um produto. Essa equipe, então, fica responsável por atuar muitas vezes especificamente neste trabalho, pelo menos até o término dele. 

É importante ressaltar que a equipe para projetos é formada por uma equipe multidisciplinar onde cada profissional assume o seu papel para que os objetivos sejam alcançados. Posteriormente, ao fim do projeto, a equipe é desfeita e cada membro volta para sua área.   

Equipe funcional

imagem de um homem em pé na frente de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa em um escritório

A equipe funcional costuma seguir uma hierarquia muito bem ordenada. Nela existe um gestor/líder e os colaboradores subordinados. Na equipe funcional o gestor é o grande responsável pelas tomadas de decisão. 

Ele pode sim adotar uma gestão colaborativa, mesmo nesse modelo mais centralizador, em que os colaboradores podem compartilhar suas opiniões e visões. Contudo, a decisão final sempre será do gestor.

Equipe interfuncional

Dentro da equipe interfuncional existem profissionais multidisciplinares, com funções distintas dentro da equipe. É comum inclusive que a gestão colaborativa seja o norte destas equipes de trabalho. 

O objetivo nesse caso é que todos possam contribuir com sua experiência profissional e pessoal, para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas e que a solução dos problemas apareçam mais rapidamente. 

Nela, todos os setores atuam em parceria para que os objetivos sejam alcançados. 

Equipe autogerida

Todos os colaboradores na equipe autogerida têm autonomia para tomar decisões, sem que cada passo ou atuação dependa da figura do líder. Esse tipo de equipe, no entanto, precisa de uma equipe mais experiente e madura. 

Isso porque exigirá dos profissionais disciplina, dedicação e autogerenciamento. Na rotina da equipe autogerida, os profissionais costumam definir e delegar as tarefas em conjunto. Isto é, todos acabam tendo influência na distribuição dos trabalhos e rotinas. 

Como organizar uma equipe de trabalho?

A organização de equipes de trabalho é uma função das mais desafiadoras dentro das organizações. Isso porque uma formação adequada pode ser o fator decisivo para que a empresa obtenha o sucesso na execução de suas tarefas. 

Abaixo você confere um passo a passo para que você consiga organizar uma equipe efetiva.

Escolha dos perfis certos 

O primeiro passo para organizar uma boa equipe de trabalho é identificar as necessidades técnicas dentro daquele time. 

Assim, a companhia pode não só escolher profissionais preparados para assumir determinada função, mas consegue unir os perfis para que de fato o trabalho em conjunto fique em evidência. 

Definição das lideranças 

De nada adianta ter os melhores profissionais e um time com potencial para o sucesso se o gestor ou líder não der conta de gerenciar os talentos. 

Por isso, outro item importantíssimo para organizar equipes de trabalho é definir uma liderança que consiga potencializar as qualidades do time e minimizar suas fraquezas. 

Quando se fala de liderança atualmente, o ideal é optar por um líder que conheça os profissionais que fazem parte desta equipe, que tenha pró-atividade e que valorize a comunicação, para conseguir alinhar os objetivos dos colaboradores com os da empresa. 

Deixar claro os objetivos da empresa

A organização de equipes de trabalho dependem também de uma definição clara dos propósitos que a empresa tem e também das metas e objetivos de cada projeto.

Essa definição de objetivos é importante para que o gestor consiga projetar o papel de cada membro da sua equipe, sem que o colaborador se perca em meio às tarefas do dia a dia. 

Como orientar? 

A orientação e organização das equipes é parte dependente tanto da escolha do tipo de equipe como da liderança que estará à frente deste time. Porém, existem orientações em comum para qualquer modelo que seja adotado pelas empresas. Confira algumas a seguir: 

  • Definir o planejamento e determinar os objetivos a serem seguidos;
  • Delegar tarefas corretamente; 
  • Fornecer feedbacks constantes;
  • Usar as ferramentas certas para gerenciar e distribuir as tarefas. 

Benefícios de se ter equipes de trabalho organizadas e eficientes

Ter equipes de trabalho organizadas e eficientes é fundamental para que a empresa tenha sucesso nos seus projetos. 

Afinal, uma equipe de trabalho bem alinhada conseguirá ser mais produtiva e terá mais chances de contornar possíveis problemas que venham a aparecer ao longo dos processos de execução das tarefas. Abaixo você confere mais alguns. 

Mantém a constância do fluxo de ideias 

Uma equipe de trabalho organizada é capaz de manter em alta o fluxo de ideias e propostas, com visões distintas de cada profissional.

Com isso, o gestor tem maior facilidade para as tomadas de decisão e inclusive pode superar obstáculos e problemas mais rapidamente, já que a todo momento conseguirá levantar novas saídas e soluções. 

Potencializa as habilidades dos colaboradores

Equipes de trabalho organizadas também podem ser mais produtivas e o grau de aprendizagem dos colaboradores pode ser potencializado. 

Quando o trabalho de equipe é organizado todos os membros deste time saem ganhando, podendo aprender mais e consequentemente aperfeiçoar suas habilidades, já que irá lidar com profissionais de perfis e habilidades distintas. 

Isso garante um aprendizado constante, devido a exigência das relações para que a equipe funcione, fazendo com que todos saiam ganhando nessa relação, colaboradores e empresa. 

Facilita o bom ambiente de trabalho 

Quando a equipe de trabalho atua de forma organizada e eficiente os resultados são uma consequência. Isso impacta diretamente no ambiente de trabalho, mantendo os colaboradores mais motivados e engajados. 

Esse bom ambiente de trabalho, por consequência das equipes de trabalho organizadas, facilita inclusive a retenção de talentos e cria uma boa imagem da empresa no mercado, tornando-a mais competitiva em relação aos concorrentes. 

Conclusão

imagem de quatro pessoas ao redor de uma mesa estendendo as mãos no centro

Uma escolha assertiva nas formações de equipes de trabalho pode ter um impacto direto nos resultados da empresa. Quando a companhia consegue identificar seus talentos, define bem um tipo de equipe de trabalho e a liderança ideal, os resultados tendem a aparecer. 

Este conteúdo expôs a importância que uma boa escolha de equipes de trabalho tem nos resultados da empresa e deu dicas de como orientar uma equipe de trabalho e montar o time ideal. 

O artigo também trouxe à tona os tipos de equipes de trabalho e quais as características marcantes de cada uma delas, para que assim sua empresa seja capaz de identificar possíveis necessidades e escolher aquele tipo que mais se adequa a sua realidade. 

Se você gostou deste artigo e quer ler mais conteúdos sobre RH e gestão pessoal, então acesse o blog da PontoTel.  

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima