Convergência tecnológica: o que é, como funciona e como implantar nas empresas

imagem de uma pessoa segurando um tablet com um holograma em cima

Não há mais dúvidas de que as empresas que desejam se consolidar e crescer no mercado precisam investir na chamada convergência tecnológica.

Basicamente, essa convergência se refere a uma tendência que acelera a transformação digital dos negócios e impulsiona o alinhamento da empresa com as demandas do mercado.

Mas isso é apenas um breve resumo. Para que você entenda melhor o conceito de convergência tecnológica e como implantar essa tendência na sua empresa, neste artigo trataremos os seguintes pontos:

Boa leitura!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Convergência: Conceito

A convergência tecnológica é um termo utilizado para se referir a tendência de utilizar uma mesma estrutura tecnológica para aproveitar serviços e produtos que, antigamente, eram usados apenas de forma independente. 

Assim, o usuário pode utilizar a interface de um único dispositivo para acessar diferentes sistemas e canais de comunicação. O smartphone, por exemplo, é resultado desse processo de convergência tecnológica.

O que é convergência tecnológica?

imagem de uma mulher sentada mexendo em um celular

A convergência tecnológica pode ser resumida como o uso de uma estrutura tecnológica capaz de realizar diferentes serviços e substituir diferentes produtos. 

Na prática, sempre que um dispositivo ou recurso tecnológico se torna capaz de completar mais de uma tarefa, ele se torna um produto desse processo de convergência.

Como o investimento em tecnologia não deve parar, a tendência é que a união desses serviços que compartilham a mesma infraestrutura se torne cada vez mais comum.

Portanto, as pessoas e empresas precisam se acostumar não só a ver mais ofertas de produtos que concentram diversas tecnologias, mas também a aprender a utilizar esses aparelhos no seu dia a dia. 

Como funciona essa convergência?

No mundo corporativo, o foco da convergência tecnológica é simplificar as soluções de Tecnologia da Informação (TI). 

Além disso, ela também deve ser utilizada para melhorar a flexibilidade dos recursos tecnológicos usados na empresa, reduzir custos operacionais e automatizar atividades

Dessa forma, é possível reduzir o número de erros, evitar retrabalhos e otimizar processos.

Qual a importância da convergência tecnológica atualmente?

A convergência de tecnologias é importante por facilitar o dia a dia das pessoas e permitir que as empresas, independentemente do seu porte, acelerem sua transformação digital. 

Além disso, o investimento em convergência também torna o negócio mais flexível e escalável, expandindo sua influência no mercado. 

Como consequência, a empresa ganha uma vantagem competitiva através do uso de soluções inovadoras e disruptivas.

Diante dessa nova realidade digital, hoje a convergência tecnológica é considerada uma aliada indispensável para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

O que ela impacta no dia a dia?

Na prática, a convergência tecnológica impacta em diversos processos e setores da empresa, tais como:

Em quais situações podemos encontrar uma convergência tecnológica?

A convergência tecnológica pode impactar o dia a dia de pessoas e empresas de diferentes formas e em várias situações.

Veja um exemplo prático!

Pense em todas as funcionalidades de um smartphone. Ele é um resultado claro desse processo de convergência tecnológica. 

Com o mesmo aparelho, você pode utilizar as redes sociais, acessar e-mails, tirar fotos, fazer vídeos, entre outros recursos que vão além das simples ligações.

Por isso, ele substituiu a necessidade de ter vários aparelhos diferentes para realizar todas essas funções. Como consequência, o smartphone torna o dia a dia do usuário mais prático e ágil. 

E é exatamente esse o objetivo da convergência tecnológica: facilitar processos e aumentar a praticidade na rotina do usuário.

Quer outro exemplo? 

Então, pense em todas as vantagens de um sistema de controle de ponto eletrônico

Além de facilitar o monitoramento da entrada e saída dos colaboradores, esse software ainda é capaz de produzir relatórios de desempenho e fazer o cálculo das folhas de pagamento e benefícios trabalhistas dos funcionários. 

Dessa forma, a equipe de RH consegue agilizar seu trabalho, reduzir erros e fraudes, e acompanhar de forma mais efetiva o dia a dia dos colaboradores da empresa. 

Como a convergência tecnológica pode ser benéfica para as empresas?

A convergência tecnológica se tornou uma tendência importante para a evolução das empresas por ser capaz de proporcionar vários benefícios para o crescimento de um negócio. Confira abaixo algumas dessas vantagens.

Transformação digital

Uma das grandes vantagens da convergência é acelerar o processo de transformação digital das empresas, que começam a investir em mais soluções e ferramentas avançadas. 

Dessa forma, é possível substituir a execução manual de tarefas por tecnologias capazes de automatizar processos e melhorar o desempenho da organização. 

Agilidade de processos

Como consequência da transformação digital e da centralização de serviços e produtos, é possível automatizar vários processos. 

Além disso, a convergência também permite a conexão entre diferentes canais de comunicação numa mesma plataforma. 

Tudo isso torna o trabalho mais ágil, o que também facilita a coleta e a interpretação de dados. 

Assim, gestores, líderes e colaboradores têm acesso a uma visão mais ampla e precisa do fluxo de trabalho, o que facilita a análise de resultados e a tomada de decisões.

Mobilidade

Uma das consequências do processo de convergência tecnológica é a adesão de recursos e dispositivos que permitem que os gestores e colaboradores tenham acesso remoto ao sistema da empresa. 

Ou seja, os profissionais podem acessar os recursos necessários para o trabalho de forma segura mesmo quando atuam em regime home office ou híbrido.

Afinal, a convergência proporciona maior mobilidade e utiliza instrumentos que garantem uma comunicação de qualidade e execução de trabalhos com mais eficiência.

Redução de custos

Por promover a centralização de dados, processos e dispositivos, a convergência tecnológica também reduz a necessidade de investimento em infraestrutura digital e sua manutenção. 

Como consequência, isso reduz a burocracia e ainda diminui os custos operacionais. Portanto, mesmo que a implementação dessa convergência exija um investimento inicial, ela possui um ótimo custo-benefício.

Aumento da produtividade

Como as tecnologias agilizam processos e otimizam a realização de tarefas, elas também permitem a redução no tempo gasto na execução de cada atividade. 

Dessa forma, os profissionais se tornam produtivos e conseguem melhorar sua gestão de tempo para lidar com outras demandas importantes para a empresa.

Melhora da segurança dos dados

Outro impacto importante da convergência digital é o aumento da segurança de dados da empresa. 

Alinhando protocolos de segurança e dispositivos avançados, o setor de TI consegue proteger o sistema corporativo de ameaças externas, como hackers. 

Além disso, é possível implementar recursos de criptografia e tornar o ambiente digital da empresa mais seguro contra invasões e vazamentos.

Por onde começar a convergência tecnológica em uma empresa?

imagem de um homem sentado na frente de um computador

Quer aproveitar os benefícios da convergência tecnológica na sua empresa, mas não sabe por onde começar? 

Então veja a seguir algumas medidas para utilizar esse conceito que vai transformar o seu negócio.

Tenha atenção às tendências e novidades da área

Acompanhar as tendências e as novidades do mundo da tecnologia é considerado um passo básico para gestores e profissionais de TI de uma empresa. 

Afinal, a partir desse conhecimento eles podem propor novas soluções digitais e ajudar os colaboradores a implementarem projetos inovadores em seus departamentos. 

Além disso, esse tipo de iniciativa ajuda a organização no processo de adaptação de mercado e no atendimento das necessidades do consumidor. Como consequência, a empresa se torna mais competitiva e melhora a experiência do cliente.

Para te ajudar a acompanhar essas tendências, listamos abaixo as principais inovações tecnológicas que prometem ser cada vez mais utilizadas no mundo corporativo:

  • Inteligência artificial (IA): importante ferramenta para evitar fraudes, analisar clientes, otimizar processos, melhorar o atendimento e monitorar as demandas do público.
  • Big Data: banco de dados poderoso capaz de armazenar e analisar milhares de informações sobre, por exemplo, a relação entre oferta e demanda de produtos e serviços de diferentes áreas;
  • Business Intelligence (BI): considerada a ferramenta responsável por tratar os dados do Big Data. Por isso, ela ajuda a identificar tendências e variações de mercado;
  • Internet of Things (IoT): a Internet das Coisas é um tipo de tecnologia que interliga equipamentos, pessoas e negócios de forma rápida e simples, o que permite o cruzamento de dados e a realização de tarefas em questão de segundos.

Mapeie o que pode ser convergido

Não adianta acompanhar as tendências se você não sabe o que sua empresa precisa para passar por um processo de transformação digital. 

Por isso, é essencial criar um inventário completo da infraestrutura de TI disponível na organização. 

Além disso, é importante verificar o perfil e as habilidades técnicas de cada trabalhador do setor. 

Assim, você evita que aquisições desnecessárias sejam feitas e ainda investe em dispositivos e softwares utilizados nos quais os colaboradores são capazes de utilizar. 

Conte com a ajuda de especialistas

Apesar de proporcionar vários benefícios, o processo de transformação digital e convergência tecnológica pode ser desafiador.

Por isso, pode ser necessário confiar esse processo a uma empresa especializada em soluções em TI. 

Dessa forma, a organização pode focar no que realmente importa, ou seja, na produção de qualidade, atendimento eficiente, ambiente de trabalho saudável e experiência de consumo humanizada.

Conclusão

imagem de pessoas sentadas digitando em computadores

A transformação digital das empresas deixou de ser uma tendência e se tornou uma exigência para se manter competitivo no mercado. 

Nesse contexto, a convergência tecnológica é a melhor saída para ajudar seu negócio a se adaptar a esse novo cenário, otimizando seus processos e melhorando seus resultados. 

Por isso, se a sua empresa ainda não investe nesse processo de convergência, está na hora de começar a mudar.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no Blog da Pontotel!

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima