Carta de apresentação: saiba como fazer e qual a importância para busca de oportunidade profissional

imagem de uma mulher segurando um papel olhando para duas pessoas sentadas na sua frente

Sabia que a carta de apresentação pode ser o diferencial que você precisa para conseguir um emprego? 

Afinal, esse documento permite que você explique para a empresa por que é o mais adequado para a vaga. 

Assim, você consegue complementar as informações descritas no seu currículo e mostrar que tem o perfil ideal para o cargo. 

Porém, a carta de apresentação é eficiente apenas se você souber como utilizá-la a seu favor. 

Pensando nisso, neste artigo vamos discutir os seguintes tópicos:

Boa leitura!

otimize seu controle de ponto e ganhe tempo para sua gestão

O que é uma carta de apresentação?

imagem de um homem segurando uma folha de papel

A carta de apresentação é um documento que o candidato entrega à empresa na qual pretende ocupar determinada vaga. 

Como o próprio nome indica, neste documento você deve apresentar suas habilidades e competências para ocupar a vaga. 

Além disso, você tem a oportunidade de contar um pouco sobre suas expectativas em relação ao emprego, mostrar que está alinhado à cultura da organização e que deseja crescer junto com a empresa. 

Ele deve ser entregue durante o processo de recrutamento e seleção junto com o currículo, sendo que pode ou não ser solicitado pelo empregador. 

Por que fazer uma carta de apresentação?

A carta de apresentação pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no processo de seleção e garantir sua vaga de emprego. 

Afinal, esse documento contém informações que ajudam os recrutadores a conhecerem melhor o seu perfil, os seus objetivos profissionais, entre outras características que nem sempre ficam claras no currículo.

Por isso, mesmo que a empresa não solicite essa carta, a entrega desse documento sinaliza que o profissional tem iniciativa e está realmente interessado na vaga.

Para qual finalidade é utilizada?

A carta de apresentação pode ser utilizada para te ajudar a atingir diferentes objetivos, tais como:

  • Aumentar suas chances de conseguir uma boa vaga de emprego;
  •  Ajudar a encontrar uma vaga de estágio;
  • Destacar as habilidades que podem ajudar o profissional a conseguir seu primeiro emprego;
  • Fazer networking.

Quais os tipos de carta de apresentação?

Como esse documento pode ser utilizado com diferentes finalidades, é possível encontrar diferentes tipos de carta de apresentação.

Conheça alguns deles abaixo.

Carta de apresentação para vaga de emprego específico

Esse tipo de carta de apresentação é solicitado pela própria empresa durante o anúncio da vaga. 

Por isso, ela deve ser entregue junto com o currículo para o recrutador. Assim, o documento pode ser adicionado à base de dados da empresa.

Carta de apresentação espontânea

Esse tipo de carta é enviado quando a empresa não está com vaga aberta, mas o profissional tem interesse em trabalhar na organização. 

Nesse contexto, ele envia esse documento demonstrando interesse de trabalhar na empresa e compartilhando seus objetivos profissionais, habilidades e competências. 

Assim, caso a empresa se interesse pelo seu perfil, ela pode compartilhar informações sobre as vagas abertas quando elas estiverem disponíveis.

Carta de apresentação para networking

Nesse caso, o objetivo do profissional é se apresentar para a empresa, compartilhar seu trabalho e suas competências, além de mostrar sua disponibilidade para fazer parcerias. 

Assim, o profissional consegue aumentar sua rede de networking e ser adicionado à base de contatos da empresa. 

Como consequência, caso surjam projetos, eventos ou vagas disponíveis, mesmo que esse não seja seu principal objetivo, a empresa pode compartilhar essas informações com ele.

Carta de apresentação de referência

A carta de apresentação também pode ser utilizada para introduzir o contexto da carta de referência e mostrar que o candidato tem interesse e indicação para a vaga.

Lembrando que a carta de referência deve ser redigida pelo seu último empregador, ou seja, seu gestor ou responsável na última empresa na qual trabalhou. 

Dessa forma, esse documento atesta que o candidato tem experiência no cargo e ainda pode reforçar suas competências e habilidades para a função.

Conheça os tipos de carta de apresentação para busca de oportunidade profissional

Já falamos aqui sobre alguns tipos de cartas de apresentação. 

Agora, você vai conhecer melhor como ela pode ser utilizada em diferentes situações para te ajudar a encontrar uma nova oportunidade de emprego. 

Acompanhe abaixo: 

Busca pelo primeiro emprego

Se seu objetivo é encontrar o seu primeiro emprego, então a carta de apresentação precisa destacar sua formação, habilidades gerais, atributos pessoais, hobbies e pontos fortes em geral. 

Além disso, é importante compartilhar sua experiência em trabalho voluntário, cargos em clubes esportivos ou comunitários, caso você tenha trabalhado em algum desses locais. 

Apresentar experiências profissionais prévias

A carta de apresentação também pode ser utilizada para detalhar pontos específicos da sua jornada profissional que não ficaram claros no currículo

Você pode destacar algum projeto especial no qual trabalhou, por exemplo, e pode ser relevante para a empresa que anunciou a vaga.

Apresentar características e objetivos em comum com a empresa

Por fim, você pode utilizar a carta de apresentação para reforçar que suas habilidades e expectativas estão alinhadas aos objetivos da empresa. 

Como esse tipo de informação nem sempre fica claro no currículo, esse documento te ajuda a reforçar que tem o perfil certo para trabalhar na organização.

O que uma carta de apresentação precisa ter?

A carta de apresentação deve ter uma estrutura básica dividida em três partes: 

  • Introdução: na qual você vai cumprimentar o recrutador, se apresentar e descrever seu objetivo;
  • Desenvolvimento: onde você vai descrever sua formação, experiência, habilidades, conquistas profissionais e porque você tem o perfil para o cargo;
  • Conclusão: parte do texto no qual você se despede, deixa seus contatos e assina a carta.

Lembrando que, ao concluir o texto, é importante revisar e garantir que ele seja objetivo, conciso e que possa ser lido rapidamente. 

Além disso, é essencial verificar se o texto segue todas as normas ortográficas e que consegue prender a atenção do recrutador.

Como fazer carta de apresentação?

imagem de uma mulher sentada digitando em um computador

Antes de seguir um modelo de carta de apresentação pronto, você precisa aprender o que escrever em cada parte desse documento. 

Para isso, siga as seguintes instruções.

A quem se endereça a carta?

O primeiro passo é saber para quem a carta deve ser enviada. Isso é fundamental para iniciar a redação do documento com o cumprimento correto. 

Caso a empresa tenha um employer branding mais formal, o ideal é começar com o famoso “Prezado, …” seguido do nome da pessoa. 

Porém, se a organização e a vaga pretendida transmite uma imagem mais leve e descontraída, um “Oi, (nome do recrutador)! Tudo bem?” também pode funcionar.

Por fim, caso você não saiba o nome do recrutador, pode adicionar apenas um “Prezados,”.

Se identifique

Depois de cumprimentar o recrutador, é hora de se identificar. Por isso, é importante dizer seu nome antes de compartilhar qualquer outra informação. 

Isso ajuda a criar uma conexão com o leitor e facilita que o recrutador consiga traçar o seu perfil.

Como ganhou conhecimento da vaga?

Após se identificar, compartilhe como ficou sabendo da vaga a qual está se candidatando. Você pode contar que viu o anúncio nas redes sociais, tal como LinkedInou qualquer outra plataforma de emprego. 

Além disso, você também pode informar que soube da vaga através de uma indicação, o que pode te ajudar a se destacar ainda mais no processo seletivo.

Sinalize qual seu objetivo

Agora, você precisa descrever seu objetivo. Isso significa que você precisa dizer qual a vaga desejada e explicar por que você é adequado para essa função.

Na prática, você precisa compartilhar informações que mostrem à empresa que você preenche os requisitos exigidos no anúncio e que você tem as qualidades necessárias para ocupar o cargo.

Formação intelectual e experiências prévias na área

O próximo passo é compartilhar suas experiências e dados sobre sua formação para o recrutador.

Para isso, comece contando um pouco da sua experiência profissional. Depois, mencione sua formação acadêmica e complementar.

Ou seja, compartilhe suas hard skills. Além disso, é essencial ressaltar as características buscadas pela empresa. 

Por exemplo: se o anúncio pede que o candidato seja fluente em inglês, é importante destacar essa competência.

Quais as suas habilidades referentes a vaga de candidatura?

Além da formação e experiências prévias, é importante destacar suas soft skills e demais habilidades que te capacitam para ocupar determinada função na empresa. 

Use a cultura da empresa a seu favor

Você também deve usar a carta de apresentação para mostrar que seu perfil e suas expectativas estão alinhados à cultura da empresa

Isso demonstra que você fez uma pesquisa prévia sobre a organização, está ciente do seu modo de trabalho e se identifica  com ela.

Quais as suas características ou objetivos em comum com a empresa?

Aproveite sua pesquisa sobre a cultura da organização e utilize essas informações para mostrar o que tem em comum com a empresa. 

Se a organização pretende expandir suas unidades ou tem o costume de custear viagens de negócios, você pode destacar que tem disponibilidade para viajar.

Finalização e despedida

Por fim, você deve aproveitar o último parágrafo do texto para reforçar porque é o profissional ideal para a vaga, compartilhar seus contatos, deixar uma despedida cordial, adicionar data e assinatura.

Conclusão

imagem de uma mulher sentada sorrindo olhando para uma prancheta

Agora é com você! Seguindo as instruções desse artigo, você consegue criar uma carta de apresentação personalizada e assertiva.

Assim, com informações precisas e objetivas, será mais fácil fazer parcerias e conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre o mercado de trabalho no Blog da PontoTel!

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima