Balanced Scorecard: O que é, suas vantagens e como aplicar

imagem de um homem segurando uma folha com gráficos e mostrando para uma mulher sentada ao seu lado

A expressão pode parecer atípica, mas Balanced Scorecard, também chamado de “Balanced Business Scorecard”, não é muito difícil de entender.

Basicamente, esse conceito se refere a um conceito empresarial estratégico. 

Seu objetivo é te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua empresa, estabelecer objetivos e definir planos de ação para melhorar seus resultados.

E tudo isso pode ser realizado em poucos passos, desde que sua empresa siga os princípios e métodos do Balanced Scorecard.

Para te ajudar a entender como essa metodologia funciona e como ela pode te ajudar, nos próximos tópicos vamos discutir os seguintes pontos:

Boa leitura!

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O que é balanced scorecard?

imagem de um homem sentado na frente de um computador

Balanced Scorecard, também conhecido apenas pela sigla BSC, pode ser traduzido como “Indicador Balanceado de Desempenho”. 

Esse conceito se refere a uma metodologia ou ferramenta de gestão de desempenho que considera vários fatores e perspectivas do negócio. 

Para isso, os gestores e administradores da empresa precisam se desprender daquela visão em que somente os indicadores financeiros e contábeis são considerados medidas de sucesso. 

Afinal, além dessas métricas, também é importante avaliar outros fatores, como processos internos e a experiência do cliente. 

Assim, é possível alinhar as metas, projetos e resultados da empresa de forma equilibrada, pensando na relação causa e efeito das decisões no negócio. 

Vale lembrar que o uso do BSC pode ser associado com outras metodologias, como análise SWOT e orçamento empresarial

Como surgiu esse conceito?

O conceito de balanced scorecard foi desenvolvido em 1988 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, ambos da Harvard Business School.

Naquela época, as pessoas acreditavam que o sucesso de uma empresa dependia apenas das métricas financeiras e contábeis. 

Foi nesse cenário que Kaplan e Norton decidiram estudar novos métodos de análise de desempenho. 

Baseados nos resultados desse estudo, eles desenvolveram o balanced scorecard, um modelo de medição de desempenho mais amplo e que considera diferentes perspectivas do negócio.

Após divulgarem os resultados desse estudo, as empresas começaram a adotar o BSC, que se transformou em um sistema de gestão estratégica. 

Mais tarde, as informações foram reunidas no livro “A estratégia em ação: balanced scorecard”, onde os autores explicam os métodos e resultados dessa ferramenta estratégica. 

Por que aplicar o balanced scorecard na empresa?

O balanced scorecard é importante para que a empresa consiga se planejar e adotar as estratégias certas para cumprir suas metas e obter bons resultados.

Afinal, a gestão de tempo e de projetos é um dos grandes desafios dos gestores e colaboradores. 

Como estão envolvidos nas suas atividades rotineiras e nas tarefas em andamento, as metas de médio e longo prazo acabam sendo negligenciadas.

Com isso, as etapas necessárias para a conclusão dessas metas podem ser esquecidas ou concluídas fora do prazo, comprometendo o crescimento sólido e gradual do negócio.

Mas com o apoio da metodologia balanced scorecard, que alinha os objetivos de curto, médio e longo prazo com as ações executadas no presente, é possível vencer esses desafios.

Como consequência, o negócio se torna mais competitivo e aumenta sua rentabilidade.

Quais são as 4 perspectivas do BSC?

imagem de uma ilustração do balanced scorecard

O grande diferencial do BSC é que suas análises vão além das questões financeiras e contábeis da empresa. 

Na verdade, ao todo, essa metodologia analisa quatro perspectivas diferentes do seu negócio, que são interligadas e devem atuar de forma integrada para que a organização cresça de forma eficiente e saudável.

Conheça abaixo cada uma dessas perspectivas!

Perspectiva financeira

Embora não seja o único fator que influencia no crescimento da empresa, é claro que a perspectiva financeira é importante para a avaliação de qualquer empresa.

Por isso, ela não poderia ficar de fora da metodologia BSC.

A diferença é que no balanced scorecard é necessário avaliar não só os objetivos financeiros a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. 

Para isso, essa análise deve considerar as métricas financeiras, a lucratividade, o faturamento e até o aumento do valor da empresa.

Dentre os indicadores que podem ser analisados nesse momento estão o Retorno sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), entre outros.

Perspectiva dos clientes

Para avaliar a perspectiva dos clientes, é essencial analisar a satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Para isso, é importante investir na realização periódica de pesquisas de satisfação do cliente, Customer Experience (CX), entre outras estratégias para entender a relação do consumidor com a sua marca/empresa.

Além disso, a empresa também deve avaliar os dados de retenção e aquisição de clientes.  

Assim, a empresa consegue traçar estratégias para aumentar a satisfação do consumidor, melhorar o relacionamento com o cliente, incentivar sua fidelização e, por consequência, melhorar a lucratividade do negócio.

Perspectiva dos processos internos

Essa perspectiva está relacionada à análiseda qualidade dos processos internos da empresa. 

Para isso, devem ser analisadas métricas relacionadas a produtividade, compliance, atendimento pós-venda, inovação, entre outros indicadores.

Vale lembrar que o objetivo não é só analisar a situação dos procedimentos internos adotados pela organização, mas também identificar a necessidade de mudanças e criação de novos processos e metodologias visando a melhoria operacional da empresa.  

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Por fim, a perspectiva do aprendizado e crescimento está relacionada ao conhecimento e a experiência que os colaboradores e gestores da empresa precisam apresentar para que a organização atinja seus objetivos.

Para isso, é necessário avaliar a capacitação, o engajamento e a satisfação dos funcionários, bem como a rotatividade dos colaboradores e o clima organizacional da empresa. 

A partir desses dados, os gestores podem investir em capacitações, treinamentos e iniciativas que melhorem os níveis de satisfação dos colaboradores. 

Como implantar o BSC na empresa?

imagem de uma mulher sentada na frente de um computador

De acordo com criadores da metodologia BSC, a implementação dessa estratégia de gestão na empresa exige a construção de, pelo menos, quatro processos diferentes.

Conheça cada uma delas abaixo:

Defina objetivos para uma visão estratégica

O primeiro passo para implementar a metodologia BSC na empresa é definir quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo. 

Para isso, é fundamental que essa definição seja baseada nas quatro perspectivas da BSC, que explicamos anteriormente. 

Como essas perspectivas devem ser adaptadas ao seu negócio, também é necessário definir os indicadores, chamados de KPI’s, que serão utilizados para medir os resultados de suas estratégias. 

Melhore a comunicação e engajamento da equipe 

O sucesso da utilização do BSC também depende do envolvimento da equipe nos planos de ação da empresa. 

Por isso, é importante investir na comunicação com os colaboradores, apresentando a metodologia, os objetivos e o plano de ação da empresa para atingir essas metas.

A empresa também pode oferecer recompensas às equipes que melhoraram seus indicadores de desempenho para deixar os colaboradores mais motivados com o BSC.

Assim, o processo se torna mais transparente e aumenta o engajamento das equipes. 

Lembrando que essa comunicação deve ser mantida ao longo do tempo. Dessa forma, é mais fácil alinhar estratégias e projetos, corrigir erros e manter todos os envolvidos motivados.

Elabore um planejamento estratégico

Para criar um planejamento estratégico, é importante investir no chamado mapa estratégico na metodologia Balanced Scorecard. 

Também conhecido apenas como matriz BSC, essa ferramenta permite a representação e resumida de todas as ações necessárias para atingir cada um dos objetivos definidos anteriormente.

Assim, fica muito mais fácil elaborar um planejamento estratégico mais eficiente e colocá-lo em prática.

Faça testes e obtenha feedbacks 

A última etapa da implementação do BSC na empresa é testar o plano de ação, os indicadores escolhidos, as formas de avaliação e verificar se os objetivos traçados realmente eram realistas e mensuráveis. 

Assim, é possível identificar falhas e corrigir aquilo que não está funcionando. 

Além disso, é importante coletar os feedbacks de todos os envolvidos nos planos e projetos, já que isso também ajuda a aprimorar os processos e a promover avanços na estratégia corporativa e nos resultados.

Quais os benefícios?

Se você ainda está convencido de que utilizar o BSC ajuda sua empresa a otimizar seus resultados e maximizar seus lucros, então confira a lista de benefícios promovidos por essa metodologia de gestão estratégica.

  • Melhora a visão de futuro e de crescimento da empresa;
  • Permite a execução otimizada dos planos de ação da organização;
  • Garante o investimento em aperfeiçoamento contínuo da empresa;
  • Integra o uso de diferentes indicadores e métricas de desempenho na mesma estratégia;
  • Permite que a empresa tenha clareza em relação a todos os passos necessários para que ela alcance seus objetivos; 
  • Facilita a mensuração dos resultados;
  • Melhora a comunicação e a prática de feedback construtivo entre os funcionários da equipe;
  • Garante o alinhamento entre os indicadores e os objetivos que precisam ser alcançados;
  • Facilita o ajuste e a correção de erros internos e externos cometidos pela empresa;
  • Estimula a cultura de aprendizado.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, a metodologia Balanced Scorecard pode promover diversos benefícios à sua empresa. 

Mas para alcançar essas vantagens, a organização precisa seguir os fundamentos dessa forma de gestão, já que eles são responsáveis por todas as decisões relacionadas a essa metodologia. 

Assim, sua empresa conseguirá mensurar seus resultados de forma mais eficiente, definir objetivos e planos de ação mais assertivos e atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.

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