Chega de faltas e atrasos! Descubra como reduzir o absenteísmo da sua empresa

O absenteísmo pode impactar na eficiência e eficácia da sua empresa. Descubra estratégias de RH que podem ajuda a solucionar este problema.

Os funcionários de uma empresa são um dos principais fatores para o sucesso da organização, parte das conquistas está diretamente ligada a motivação dos empregados no ambiente de trabalho. O mercado reconheceu esses efeitos e vêm cada vez mais utilizando de estratégias motivacionais para aumentar a produtividade e acabar com o absenteísmo e a rotatividade dos colaboradores.

Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o absenteísmo. O que muitos gestores ainda não sabem é que este problema está diretamente relacionado à motivação.

Toda empresa possui um colaborador que falta em excesso, e quando aparece na empresa, normalmente chega atrasado atrapalhando o rendimento das tarefas. Pois esse é o tipo de profissional que interfere diretamente no absenteísmo e na produtividade das equipes.

Segundo a master coach e especialista em autoconhecimento Jussara Prado, o gestor é um dos protagonistas para o enfrentamento deste problema. “A cada dia mais pessoas decidem tomar um novo rumo em sua carreira seja optando pelo empreendedorismo ou buscando outra organização para investir ali sua colaboração. O fator principal que pode mudar esse movimento ou controlar é o gestor”, relata.

Para a especialista alguns fatores como: insatisfação com salário e benefícios, falta de estrutura, plano de carreira e cobranças excessivas, são os principais motivos que levam uma empresa possuir uma alta taxa de absenteísmo e rotatividade. “O líder tem de estar atento ao que motiva cada pessoa, abrindo um diálogo muito franco com todos, para perceber e perguntar de forma direta o que as pessoas apreciam, o que as deixam motivadas e mais felizes. Esse gerente, gestor ou supervisor é quem está em contato no dia a dia com os colaboradores. Isso cria um laço com todos os profissionais, cabe então a esse gestor aproveitar essa relação mais próxima para identificar quando alguém está desmotivado ou menos comprometido do que poderia”, comenta Jussara.

Pesquisas realizadas pela Right Manegement com mais de 30 mil entrevistados de 15 países, aponta que os profissionais são 50% mais produtivos quando estão motivados. O estudo revela ainda que o fator motivacional dos profissionais são variados e vão desde remunerações e benefícios até o clima organizacional, qualidade de vida e grandes desafios profissionais.

Existem diversas maneiras de realizar um diagnóstico para saber se sua equipe ou colaborar em especial está desmotivado. Hoje o mercado oferece diversas estratégias que podem auxiliar a vida de um gestor.

Para Jussara Prado uma estratégia motivacional eficaz precisa levar em consideração fatores como: clima organizacional, comunicação interna, plano de carreira e feedbacks. “Visto que existem diversos fatores motivacionais, o gestor precisa pensar nas principais razões que levam um funcionário a ficar desmotivado. Cabe então ao líder gerenciar o ambiente organizacional por meio da comunicação assertiva, onde os colaboradores fiquem próximos aos seus gerentes e supervisores e que sintam que seus esforços estão sendo reconhecidos profissionalmente e financeiramente por meio de um plano de carreira bem estruturado.”, ressalta.

Clima organizacional

Atingir resultados extraordinários sem prejudicar a qualidade de vida dos colaboradores é a prioridade de toda empresa. O Brasil é um dos países que possui o maior número de horas trabalhadas em uma jornada de trabalho, ou seja, os colaboradores passam metade do dia dentro de escritórios. Por isso um ambiente alegre e organizado faz com esses funcionários acordem mais motivados e dispostos a encarar essa rotina.

A ideia é fazer com que os empregados se sintam o mais confortável possível. Equipamentos adequados, ambiente limpo, organizado e a infraestrutura passam a ser um incentivo para a execução das tarefas diárias. Outra estratégia utilizada por grandes empresas é o estímulo por meio de um ambiente mais descontraído, ou seja, dias especiais onde os funcionários podem utilizar roupas mais casuais, ou encontro semanais dentro da própria empresa como uma pequena confraternização entre a equipe. “São pequenas ações com baixo custo mas que faz com que os colaboradores sintam-se acolhidos e reconhecidos”, relata Jussara.

Comunicação assertiva

Nada é mais desconfortável em um ambiente organizacional do que os conflitos causados por falhas na comunicação. Bons líderes reconhecem o poder de um plano de comunicação. Cultive um ambiente com diálogos abertos, a fim de mostrar a importância do colaborador para a empresa. Ofereça feedbacks aos seus colaboradores, seja sincero sobre como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento da equipe e o sucesso da empresa.

Plano de Carreira

Um bom líder é aquele que aprimora suas habilidade junto com o desenvolvimento da sua equipe. O reconhecimento é imprescindível para motivar os funcionários, mas a promoção não passa apenas por um aumento salarial. Estimular o desenvolvimento profissional também é uma ótima forma de motivá-los. O objetivo nesse caso é criar um plano de carreira dentro da empresa como forma de incentivar o desenvolvimento profissional de cada funcionário, oferecendo oportunidades para o crescimento dentro da organização.

A especialista Jussara Prado ressalta que o uso da tecnologia também pode auxiliar as equipes de gestão para enaltecer um bom relacionamento. “A tecnologia disponibiliza ferramentas adequadas para operacionalização das transações comercias globais de modo instantâneo, sustentável e barato. São inúmeros benefícios que a tecnologia traz para o relacionamento gestor e colaborador como alinhamento, fluidez, praticidade, ganho de tempo, desenvolvimento, entre outros. É algo natural que está inserido no dia a dia das organizações”, relata.

Uma das ferramentas que vêm auxiliando a equipe de gestão no controle de absenteísmo são os pontos eletrônicos como o PontoTel (www.pontotel.com.br). O controle das horas trabalhadas é algo extremamente importante para as empresas, pois por meio desses sistemas as organizações conseguem garantir a veracidade das marcações de ponto, além de gerenciar o horário dos empregados em tempo real, auxiliando na identificação de possíveis funcionários desmotivados que atrasam ou faltam com frequência.

 

Por Cheron Moura

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