10 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

Descubra como finalizar mais tarefas em menos tempo.

Como aumentar a produtividade no trabalho é a pergunta que toda pessoa que trabalha, seja como empregado ou dono do próprio negócio quer descobrir.

Todos temos muitas coisas para fazer no trabalho. As diversas atividades realizadas devem ser feitas, não apenas para respeitar os prazos, mas também com qualidade. No entanto, nem sempre conseguimos realizar tudo como havíamos planejado. Você deve estar se perguntando: qual é a solução?

Existem muitas razões para que isso aconteça, às vezes a culpa é nossa que perdemos tempo com coisas inúteis, ou com tarefas que não são tão essenciais.

Diante de um mercado dinâmico e competitivo, empresas e gestores vêm buscando realizar ações para fornecer as condições necessárias para seus colaboradores atingirem uma performance diferenciada, trazando estratégias de gestão voltadas para as mudanças de hábitos e o crescimento coletivo e individual da equipe.

Mas a produtividade não depende apenas do incentivo das empresas, muitas vezes esse quesito tem que ser melhorado pelo indivíduo.

Se você está buscando melhorar sua produtividade no trabalho, confira algumas dicas que o PontoTel separou para você.

1. Organize as tarefas

Ser organizado é um requisito básico para realizar as atividade do dia a dia de forma eficiente, ainda mais no século XXI, onde tudo parece disponível com apenas um clique.

Mas para manter suas tarefas organizadas é necessário disciplina e planejamento. Apenas você possui a noção das atividades que devem ser efetuadas e quais os prazos necessários para a realização. Então organize-se, crie projetos para otimizar o seu tempo, anote as as tarefas em um lista ou planilha, separe as atividades por grau de prioridade, verifique os prazos, rotinas, horários e o tempo que você vai levar para realizar.

Isso parece complicado, mas você pode contar com o auxílio da tecnologia para organizar tudo. Hoje existem diversas ferramenta online que te ajudam a solucionar esse problemas.

Aqui vão 2 dicas práticas de ferramentas que podem te ajudar a solucionar os problemas de organização de sua agenda:

Trello: Essa é um organizador de tareas que permite você visualizar cada atividade e manter seus compromisso atualizados.

Evernot: Essa ferramenta permite fazer lembretes e criar anotações para que você não esqueça nenhum prazo ou compromisso. Ela é uma ferramenta acessível a vários dispositivos como computador, tablet ou celular.

2. Crie estratégias e estabeleça prioridades

Ter 10 ou 15 itens na sua lista de tarefas para fazer pode significar que você está perdido e aumenta as chances de se perder no meio do caminho.

Criar estratégias para o desenvolvimento é uma boa maneira de começar a se organizar. Evite a correria, priorize de três a cinco itens dessa lista e foque suas energias nelas, procure se concentrar em uma atividade por vez, dando prioridade àquelas que são mais importantes.

Se você não está conseguindo aumentar sua produtividade porque está com dificuldade para focar, desafie-se! Utilize a famosa regra dos cinco. Ou seja, trabalhe em algo por cinco minutos sem deixar que nada te interrompa. Você ficará surpreso do quanto consegue fazer nesses 300 segundo.

Então, acostume-se a finalizar uma tarefa de cada vez. Assim no fim do dia você conseguirá entregar as atividade realizadas com qualidade.

3. Organize seu tempo de trabalho e descanso

Engana-se quem acha que um profissional produtivo é aquele que trabalha por mais tempo e levando também o trabalho para casa. Na verdade esse é um dos erros mais comuns que faz com que você seja improdutivo no trabalho e podem ocasionar até problemas a saúde. A produtividade tem muito a ver com o descanso e com o uso do seu  tempo disponível.

Por isso, controle o tempo que você dedica ao trabalho. É recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para casa 1 hora e meia de trabalho. As atividades não devem ser exaustivas, dê um intervalo para que você possa aliviar o estresse, garanto que quando você voltar produzirá mais e melhor. Saiba dosar as coisas e obtenha ainda mais resultados positivos.

4. Cuide do ambiente de trabalho

Pesquisas apontam que o ambiente de trabalho afeta diariamente a produtividade da equipe. Infraestrutura e ferramentas podem tem um impacto no rendimento geral e individual de cada colaborador. Por isso é importante que a empresa ofereça condições que permitam melhores resultados, isso inclui layout adequado, equipamentos e ferramentas disponíveis, equipe de gestão focada no reconhecimento e valorização e políticas de remuneração atrativas como plano de carreira.

5. Cuidado com redes sociais e distrações

As redes sociais, sites de notícias, humor, ou mensagens em chats não devem tomar grande porções do seu tempo no trabalho. Com o avanço da tecnologia temos tudo quase tudo ao nossa alcance basta um clique e pronto, nos conectamos com pessoas distantes, resolvemos pendências financeiras, agendamos reuniões e muito mais.

Entretanto é necessário tomar cuidado. O uso da tecnologia quando não controlada pode ser prejudicar sua produtividade. Por isso se quiser mesmo ser produtivo feche o seu e-mail, não cheque as redes sociais e desative as notificações do seu celular quando for realizar suas atividades. Desconectar-se por um tempo ajuda muita na concentração e realização das tarefas.

6. Não seja perfeccionista demais

Buscar sempre dar o seu melhor é importante, mas cuidado para que essa meta não se torne uma obsessão.

Tentar fazer o seu melhor e atingir os resultados é algo saudável, mas, como tudo na vida, é necessário saber dosar a busca pela perfeição. O segredo de um bom trabalho é saber lidar com sua diversidade. Quando você coloca a perfeição como uma meta, a tendência é que uma hora ou outra, você não consiga atingir esse objetivo e se sinta frustrado por isso.

Mas calma, não é porque um trabalho ou tarefa não saiu perfeitamente que ela deve ser descartada.

Não se desapegue da qualidade de um resultado, mas faça o melhor que puder, e não deixe isso ser além do saudável e prejudicar a realização de outras atividades. O perfeccionismo deve ser uma motivação para você melhorar algo, e não para apontar o que está errado.

7. Tenha um hobby

Como já mencionado o ato de descansar e relaxar é muito importante para você que busca melhorar a produtividade. Por isso mude seus hábitos, chega de levar trabalho para casa e misturar a vida profissional com a pessoal.

Nas horas vagas busque realizar atividades que sejam prazerosas. Ler, praticar esportes, aulas de música, danças, luta ou outras atividades vão fazer você se sentir revigorado, esquecendo dos problemas. Você verá que em pouco tempo seu desempenho será outro.

8. Mantenha uma boa alimentação

Se descansar é importante, não tenha dúvidas que manter uma boa alimentação também influencia no resultado do seu trabalho.

Por isso vale a pena  manter uma alimentação saudável não apenas para ter uma boa saúde, mas para manter sua vida profissional produtiva. Incentivar seus colegas a uma alimentação adequada pode ajudá-lo a manter se no estilo de vida mais saudável.

9. Invista em comunicação interna

Pare de tentar fazer tudo sozinho! Delegue tarefas ou peça a ajuda de quem entende sobre determinada tarefa melhor do que você.

A comunicação interna permite a criação de uma relação de confiança entre os colaboradores. Ajudar e ser ajudado não vão fazer com que seu trabalho seja desmerecido, muito pelo contrário vai mostrar que você tem vontade de aprender coisas novas ou métodos mais eficazes para a realização das tarefas.

10. Motivação pode ser um índice de produtividade da sua equipe

Atualmente o mercado apresenta diversas ferramentas que podem te ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe. Estudos apontam que a produtividade também está relacionado a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho. E quem nunca se sentiu desmotivado por trabalhar com um colega que está sempre atrasado ou falta constantemente?

Bem, hoje em dia isso é fácil de solucionar. Os sistemas de controle de ponto eletrônico possuem relatórios gerenciais que te ajudam verificar os atrasos faltas e horas extras dos colaboradores. Por meio desses sistemas é possível elaborar estratégias motivacionais para ajudá-lo a manter uma equipe produtiva.

Por Cheron Moura

Deixe uma resposta